Quarta - Feira,
21 de Abril de 2021

Tocantins recebe autorização para habilitação de agroindústrias ao e-Sisbi

Tocantins conta atualmente com sete empresas habilitadas no Sisbi.

Autor: ​Welcton de Oliveira / Governo do Tocantins,

Fonte: Ascom

Publicado em 25 de Fevereiro de 2021 (Atualizado Há 2 meses atrás)

Legenda: Sem Legenda

Autor da Foto: Lenito Abreu.

O Tocantins recebeu do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) autorização para habilitar agroindústrias por meio eletrônico no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos e Insumos Agropecuários (e-Sisbi). O governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), havia feito o pleito junto ao Mapa no ano passado. A partir de agora as empresas interessadas em fazer a adesão ao Sisbi poderão fazer todo o processo direto na Adapec.

 

O gerente de inspeção animal da Adapec, Antônio José de Souza Caminha explica que antes desta decisão as empresas que faziam opção por adesão ao Sisbi, davam entrada na documentação na Agência, depois era encaminhado para a Superintendência Federal da Agricultura (SFA) e o lançamento final era feito pelo Mapa. "A partir de agora com a habilitação do Estado, os processos terão mais agilidade, porque além da tramitação ocorrer apenas na Adapec, o órgão fará o lançamento da empresa no sistema e a sua habilitação ao e-Sisbi," relatou Antônio José.

 

"O Tocantins dá mais um passo importante no processo de agroindustrialização. Esta autorização recebida pela Adapec para habilitação de empresas ao e-Sisbi vai permitir além da desburocratização do processo de adesão, um avanço na abertura de novos mercados para a comercialização dos nossos produtos e subprodutos oriundos do setor agropecuário," comemorou o presidente da Adapec, Paulo Lima.

 

O Tocantins conta atualmente com sete empresas habilitadas no Sisbi e outras duas estão em processo final de adesão. Daquelas habilitadas, são três laticínios, três entrepostos cárneos e um frigorífico.

 

Sisbi

O Tocantins aderiu ao Sisbi, em junho de 2018, com isso, passou a ter equivalência federal no serviço de inspeção de produtos de origem animal (carne, leite, mel, pescado, ovos e seus derivados) e, consequentemente as empresas que aderirem pode expandir a comercialização de seus produtos em todo território nacional.

 

O Sisbi-POA, que faz parte do Sistema Unificado de Atenção a Sanidade Agropecuária (Suasa), padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal, para garantir a inocuidade e segurança alimentar.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Seu comentário aguardará aprovação antes de ser publicado no site

Sem Comentários