Vacinação contra a febre aftosa é prorrogada para 15 de junho no Tocantins

Prazo terminaria no dia 31 de maio. Medida é por causa dos transtornos do coronavírus.

Publicado em: 28 de Maio de 2020
Foto Por: Delfino Miranda/Governo do Tocantins
Autor: G1 Tocantins
Fonte: G1 Tocantins
Gado será vacinado contra febre aftosa

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), informou nesta quarta-feira (27) que o prazo de encerramento da vacinação contra febre aftosa foi prorrogada para 15 de junho em todo o estado. A medida foi aprovada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) que levou em consideração os transtornos causados pela pandemia da Covid-19.

 

O prazo iria até o dia 31 de maio, sendo que a campanha começou no primeiro dia do mês. O presidente da Adapec, Alberto Mendes da Rocha, disse que a aquisição das vacinas ficou prejudicada em algumas regiões pelas medidas de distanciamento e pelo lockdown, ou bloqueio total, que ficou em vigor durante uma semana.

 

O prazo para entregar a comprovação da vacinação continua até 31 de agosto, sem qualquer tipo de penalidade. A expectativa é vacinar 8,5 milhões de animais entre bovinos e bubalinos. O atendimento nos escritórios da Adapec será por agendamento para evitar aglomerações.

 

A vacina e apresentação da comprovação são obrigatórias e quem deixar de fazer pode receber multa de R$ 5,32 por animal e R$ 127,69 por propriedade não declarada. A emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) também só é aprovada após a comprovação da vacinação.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.