Sábado,
25 de Junho de 2022

Estudantes do Colégio Estadual Dom Alano Marie Du Noday comemoram 100 anos da Semana da Arte Moderna no Brasil

Os alunos realizaram apresentações de dança, música, recital de poesias, além de desfiles

Autor: Willian Alves/Governo do Tocantins

Fonte: Ascom

Publicado em 17 de Junho de 2022 (Atualizado Há 1 semana atrás)

Legenda: Pinturas feitas pelos estudantes foram expostas no pátio da unidade

Autor da Foto: Mari Rios/Governo do Tocantins

Os estudantes do Colégio Estadual Dom Alano Marie Du Noday, em Palmas, comemoraram os 100 anos da Semana da Arte Moderna no Brasil. Foram realizadas, nos períodos da manhã e tarde desta quarta-feira, 15, apresentações de dança, música, recital de poesias, além de desfiles com caracterizações que marcaram o início do período, em 1922.

As aulas de Arte receberam um toque a mais de antiguidade. Desde fevereiro deste ano os alunos estudam sobre artistas como as pintoras Tarsila do Amaral, Anita Malfatti e o compositor Heitor Villa-Lobos. Pinturas feitas pelos estudantes foram expostas no pátio da unidade, além de realizarem oficinas de aprendizagem e seminários.

O estudante Gabriel Marques de Miranda, de 15 anos, está na 1ª série do Ensino Médio e declamou, em inglês, um poema de Mário de Andrade. O motivo de recitar em outra língua foi para incentivar os colegas a pesquisarem sobre o assunto. "Eu estudei bastante, mesmo assim senti um frio na barriga. Para mim foi um trabalho de imersão, já que analisamos vestimentas e músicas da época", expressou.

A professora de Artes, Regina de Assunção Gomes, uma das educadoras que esteve à frente do projeto, lembrou que a Semana de Arte Moderna ocorreu depois da Segunda Guerra Mundial e foi o marco oficial do Modernismo no Brasil. "O mais importante é fazer com que o aluno resgate o passado. Eles puderam se expressar por meio dos desenhos e seminários", explicou.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Seu comentário aguardará aprovação antes de ser publicado no site

Sem Comentários