Segunda - Feira,
15 de Agosto de 2022

Professores participam de palestra com ator e escritor Vicentini Gomes

O artista falou do seu processo criativo na produção de textos

Autor: Willian Alves/Governo do Tocantins

Fonte: Ascom

Publicado em 03 de Agosto de 2022 (Atualizado Há 2 semanas atrás)

Legenda: Mais de 400 professores da rede estadual de ensino participaram de uma palestra 

Autor da Foto: Marcio Vieira/Governo do Tocantins

Mais de 400 professores da rede estadual de ensino participaram de uma palestra com o escritor, cineasta, ator, diretor e mímico Vicentini Gomes, na tarde desta segunda-feira, 1º, no auditório da Escola Estadual Elizângela Glória Cardoso. O evento é uma realização da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e faz parte do cronograma de volta às aulas. Até o próximo dia 9 de agosto as 13 Diretorias Regionais de Educação (DREs) receberão a apresentação.

O artista falou da necessidade de se reinventar. "Há cerca de 20 anos eu faço palestras em faculdades. Com a pandemia eu inovei meu processo de ensinar e provocar o professor e o aluno a escreverem. Porque hoje vivemos o tempo inteiro com o celular nas mãos e acabamos esquecendo a importância da leitura de um livro e de passar ideias para o papel", afirmou ao explicar que o retorno do trabalho tem sido positivo.

Vicentini é um profissional consagrado pela crítica e condecorado com inúmeros prêmios no Brasil e no exterior. Atuou em mais de 20 telenovelas, com destaque para tramas das 9h da TV Globo, nas quais interpretou o Delegado Cavalcante, em Joia Rara, e Serjão em Avenida Brasil. O trabalho mais recente foi no SBT, na teledramaturgia Cúmplices de um Resgate, com o personagem Giuseppe. Os seis livros publicados e a atuação marcante também no teatro e no cinema dão credibilidade ao considerado artista multimídia.

A superintendente de Educação Básica da Seduc, Markes Cristiana Oliveira, explica que essa foi uma oportunidade para os professores da DRE de Palmas. "A palestra do Vicentini mostra que todos nós podemos escrever e desenvolver em sala de aula. A nossa ideia é motivar os professores de todas as áreas a permitirem que os estudantes criem e tenham imaginação. A Pandemia trouxe graves prejuízos à aprendizagem de nossos alunos e essa é mais uma forma de motivá-los a vencer seus próprios desafios na escrita", pontuou.

O professor de Língua Portuguesa, da Escola Estadual Tiradentes, Armando Vieira Marques considerou a relevância da discussão para a atuação em sala de aula. "Principalmente em minha área, na qual trabalhamos muito a literatura e produção de texto. Esse trabalho se mostra necessário, ainda mais para estudantes do Novo Ensino Médio, que passam por vestibulares para ingressarem na faculdade ou concursos que os levam ao mercado de trabalho. As explicações do Vicentini foram muito didáticas", esclareceu.

Programação

Guaraí: 02/08, às 08h30, DRE de Guaraí, Avenida JK, n° 2821, Setor Universitário;
Colinas: 02/08, à tarde, CEM Castelo Branco, Av. Tocantins, 871, Centro da cidade;
Pedro Afonso: 03/08, às 08h30, ETI Antônio Belarmindo Filho;
Arraias: 04/08, às 8h30, Campus UFT, Avenida Juraildes de Sena Abreu,s/n, setor Buritizinho;
Dianópolis: 04/08, às 15h, Colégio João de Abreu, Centro, Próximo ao Hotel Santa Luzia;
Paraíso: 05/08, às 8h30, sala de reunião da DRE;
Araguatins: 08/08, às 8h30, Câmara Municipal de Araguatins;
Araguaína: 09/08, às 8h30, auditório da ETI Jardenir Jorge Frederico, R. Juriti, 2 - Lot. Maracanã;
Porto Nacional: 10/08, às 8h30, Centro de Convenções Vicente de Paula, Av. Padre Luso;
Gurupi: 10/08, às 14h, CEM Ary Ribeiro Valadão Filho, rua Hum s/n, Bairro Waldir Lins;
Miracema: 11/08, às 8h30, Auditório Maria Ivone Rocha;
Tocantinópolis: 12/08, às 8h30, Centro de Ensino Médio GTI Darcy Marinho.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Seu comentário aguardará aprovação antes de ser publicado no site

Sem Comentários