Demorou, mas a Associação Atlética Alvorada, de Alvorada, está de volta à elite do Tocantinense. A última vez da equipe na Primeira Divisão foi em 2008.
Em 2009, o clube não entrou em campo e foi excluído automaticamente pela Federação Tocantinense de Futebol (FTF), voltando a ativa só em 2013, quando disputou a Segunda Divisão, mas sem sucesso.
Disputou depois em 2014, 2017 e 2018, quando conquistou o acesso. O clube foi fundado em 1985, mas só se profissionalizou em 1993, junto com a profissionalização do futebol estadual. Chegou a conquistar títulos amadores no início da caminhada no futebol. Levantou a taça do Meio Norte Goiano: 1985 e 1986. Em 1990 veio o título regional.
Após a profissionalização veio o título da Copa Tocantins em 1997, e em 1998 o time levantou o troféu de campeão Tocantinense. Chegou a disputar o Brasileiro da Série C em 1998, e a Copa do Brasil. Na Copa do Brasil foi eliminado pelo Atlético-MG na primeira fase com derrotas de 2 a 1, no Elias Natan, em Alvorada, e 7 a 0 em Belo Horizonte.
O clube é de Alvorada, sul do estado. Cidade que revelou o ex-jogador Lúcio Bala (com atuação por Flamengo, Goiás, Atlético-MG, Alvorada, Santos, Fortaleza-CE, entre outros), e o lateral-esquerdo Bruno Teles (que atuou por Grêmio, América-MG, Vasco e atualmente defende as cores do Futebol Clube Paços de Ferreira, de Portugal).
O time utiliza as cores verdes e branca (com predomínio maior do verde). O mascote da equipe é a águia.
O duelo de estreia na competição será no dia 3 de abril, às 16h, contra o Interporto no Elias Natan, em Alvorada.