Ao confirmar o pouco que disputava no Brasileirão, o Grêmio utilizou a penúltima rodada contra o Athletico-PR, no último domingo, para testar o elenco e possíveis armas antes das finais da Copa do Brasil diante do Palmeiras. Além da vitória por 1 a 0 em cima do Furacão, o Tricolor garantiu presença na Libertadores pelo sexto ano consecutivo e saiu da Arena com candidatos à titularidade para as decisões.
As experiências ocorridas de certa forma já eram esperadas. Na última semana, Renato anunciou que conversaria com o elenco para possíveis mudanças no time. Dito e feito. A escalação da equipe para a partida contra o Athletico apresentou os experimentos arquitetados pelo técnico.
Pode parecer estranho que na última semana da temporada o técnico promova uma rodada de observações. Mas o rendimento do Grêmio justifica tais mudanças. A vitória, que encerrou série de quatro jogos sem vencer na Arena, chegou no segundo tempo, quando o time melhorou pelos pés de nomes já bem confirmados, como Jean Pyerre.
Os três testes foram em cima de Paulo Victor, Paulo Miranda e Isaque. Os dois primeiros se saíram bem. Everton foi o escolhido na vaga de Alisson, suspenso, e desbancou Ferreira, mas não foi considerado um teste de fato. O titular estará apto para as finais.
Oportunidade estou dando, aí depende do jogador agarrar ou não
— Renato após a vitória contra o Athletico
> Os testes de Renato para as finais:
Paulo Victor no lugar de Vanderlei
Paulo Miranda no lugar de Rodrigues
Isaque no lugar de Jean Pyerre
Paulo Victor foi pouco exigido durante os 90 minutos, mas quando precisou, demonstrou segurança. O goleiro até evitou um gol contra de Paulo Miranda, numa bonita defesa de reflexo, e também saiu rápido do gol para evitar chutes perigosos no primeiro tempo. Ele passou no teste e pode ser titular no lugar de Vanderlei, que não demonstrou um alto nível de segurança na temporada.
Paulo Miranda também foi aprovado na avaliação. Ele deixou a desejar na velocidade na recomposição quando comparado à Rodrigues. Mas se sobressai nos embate físicos por baixo e pelo alto, além da frieza. Ele também avança menos, deixando menos espaço atrás - um dos fatores negativos constatados pela comissão técnica no jovem zagueiro.
Quem menos rendeu foi Isaque em comparação a Jean Pyerre. Ele pouco criou nos 45 minutos que esteve em campo, tanto para o time quanto individualmente. Seu lance de maior perigo foi uma cabeçada para fora. E resume bem a sua diferença para o companheiro: Isaque é muito mais definidor do que um criador.
Além dos testes, o Grêmio precisava da vitória. Mas ficou longe de obtê-la num primeiro tempo que apresentou pouco. Para reverter o cenário, Renato fez algo fora do seu padrão: trocou três jogadores já no intervalo. Saíram Darlan (com cartão amarelo), Isaque e Everton. Entraram Thaciano, Jean Pyerre e Ferreira.
A mudança deixou o time mais veloz e com maior poder de reação. Jean Pyerre organizou as ações da equipe, enquanto Ferreira era a válvula de escape na ponta direita.
Thaciano anotou o gol da vitória pegando uma sobra do chute de Churín já na metade do segundo tempo. O volante fez o que o técnico pede: que os meias pisem na área. Algo que faltou para Lucas Silva e Darlan na primeira etapa.
— Ninguém é titular aqui, não tem cláusula no contrato. Vou pelo desempenho, quem se escala é o jogador. Deixei claro para todo mundo, estou dando as oportunidades e ia definir pelo que os jogadores apresentaram. Sou bem sincero, não tenho porque esconder de vocês e deles. Temos mais uma partida na quinta, pelo Brasileiro, e temos as duas finais — comentou o técnico.
Por fim, Victor Ferraz não fez uma boa partida e sofreu com os lançamentos às suas costas. Porém, é difícil que perca a titularidade, tendo em vista que seu concorrente hoje é o garoto Vanderson.
Mas um teste Renato não realizou. É possível que o Grêmio retome o esquema com três volantes, inserindo Lucas Silva no lugar de Jean Pyerre. Mas Maicon e Matheus Henrique apresentaram dores musculares e desfalcaram o time diante do Furacão. Essa mudança na formatação segue aberta.
Como o Grêmio jogará com reservas contra o Bragantino na próxima quinta-feira, Renato poderá testar o tripé no meio apenas nos treinamentos da semana. O elenco se reapresenta já nesta segunda-feira, às 16h, no CT Luiz Carvalho.