Quarta - Feira,
14 de Abril de 2021

Fluminense pode garantir vaga na Pré-Libertadores já nesta quarta-feira, contra Atlético-MG; entenda

Flu está perto de disputar a Libertadores em 2021

Autor: Redação do ge — Rio de Janeiro

Fonte: ge — Rio de Janeiro

Publicado em 09 de Fevereiro de 2021 (Atualizado Há 2 meses atrás)

Legenda: Sem Legenda

Autor da Foto: Conmebol

O sonho do Fluminense de voltar à Libertadores está cada vez mais próximo. E pode, inclusive, ser concretizado já nesta quarta-feira, em caso de vitória sobre o Atlético-MG, em partida que será realizada às 21h30 (de Brasília), no Maracanã, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro.

 

Em caso de vitória, o Tricolor, atual quinto colocado, chegará a 59 pontos e só poderá ser ultrapassado por Palmeiras (que pode chegar a 68), Grêmio (65) e Corinthians (63). O Santos poderia igualar os 59 pontos (neste caso, o Corinthians alcançaria no máximo 60), mas ficaria atrás do Flu em número de vitórias (17 a 16).

 

Com esta pontuação (59), o Fluminense terminará a competição, no máximo, na oitava colocação. E, neste cenário, como Palmeiras e Grêmio são finalistas da Copa do Brasil, o Brasileirão ficaria com um G-8 como zona de classificação para a Libertadores, com o time carioca garantindo, ao menos, a segunda vaga na fase preliminar.

+ Da Copinha à provável Libertadores, Calegari e Luiz Henrique destacam "temporada especial"

 

A zona de classificação da Libertadores pode virar "G-8" caso:

 

  • Grêmio conquiste a Copa do Brasil e termine, junto com Palmeiras, entre os oito;

  • Palmeiras conquiste a Copa do Brasil e terminar entre os oito (independentemente do Grêmio), pois a vaga da Copa do Brasil passaria para o Brasileirão.

 

Se empatar ou perder para o Atlético-MG, o Fluminense não assegura a classificação para a Libertadores 2021 já nesta rodada. Entretanto, o risco de ficar fora, ao menos da fase preliminar, é pequeno.

 

Última participação foi em 2013

 

Objetivo maior do grupo, voltar ao torneio continental significaria o fim de um jejum que completa oito anos. A última vez que o Fluminense disputou a competição foi em 2013, após ter sido campeão brasileiro no ano anterior. Na época, acabou eliminado nas quartas de final, para o Olimpia, do Paraguai – empatou no Rio de Janeiro em 0 a 0 e perdeu por 2 a 1, no jogo de volta.

 

Fluminense perde para o Olimpia e se despede da Taça Libertadores da América

 

Caso consiga a vaga, será a primeira classificaçãodesde a saída da Unimed-Rio, patrocinadora master do clube de 1999 até o fim de 2014. A diretoria atual, inclusive, enxerga a competição como boa vitrine para captação de novos parceiros.

 

Será a sétima vez do Fluminense na Libertadores. O Tricolor disputou as edições de 1971, 1985, 2008, 2011, 2012 e 2013, tendo como melhor campanha o vice de 2008, quando eliminou, de virada, São Paulo, campeão brasileiro na época, e Boca Juniors, que contava com Riquelme, Palácio e Palermo. Comandado por Renato Gaúcho, o time perdeu a decisão nos pênaltis para a LDU, do Equador, após derrota por 4 a 2 em Quito e vitória por 3 a 1 no Maracanã.

+++ Fluminense arca com custos para jovens libertados de cativeiro voltarem para suas casas

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Seu comentário aguardará aprovação antes de ser publicado no site

Sem Comentários