Histórico de Luxemburgo em times vencedores abre chance de redenção para meias no Palmeiras

Treinador construiu títulos na carreira com meias pensadores; atual elenco tem nomes que podem assumir protagonismo no setor

Publicado em: 30 de Dezembro de 2019
Foto Por: GloboEsporte.com
Autor: Rafaela Cardoso — São Paulo
Fonte: GloboEsporte.com

As equipes vitoriosas da carreira de Vanderlei Luxemburgo, novo técnico do Palmeiras, sempre tiveram um meio-campista clássico. Foi assim com Alex no Cruzeiro, Ricardinho e Marcelinho Carioca no Corinthians, além, claro, de Zinho, Rivaldo e Valdivia no Palmeiras. E nesta quinta passagem pelo clube, como será?

Apesar de ter um elenco recheado de opções, os meias do Verdão não se destacaram na temporada. Tanto que o principal "meia" do time muitas vezes foi o atacante Dudu. Ele, inclusive, foi o principal garçom da equipe, com 18 assistências.

+ Leia mais notícias do Palmeiras

Para a próxima temporada, Luxemburgo já disse que quer um time que "jogue futebol". Esse jogo, claro, passa pelo setor de meio-campo.

– Quero que seja um time que jogue futebol, que dê espetáculo, que faça o torcedor se sentir feliz pela arte de jogar futebol – disse Luxemburgo, recentemente.

Nomes como Lucas Lima, Gustavo Scarpa, Raphael Veiga e Zé Rafael podem ter chance de redenção com Luxa. Todos tiveram bons momentos na temporada (alguns mais, outros menos), mas não se firmaram totalmente na equipe titular.

Compare abaixo os números de cada meia do Palmeiras no Brasileirão deste ano.

Meias do Palmeiras no Brasileirão 2019

 

Jogos

Gols

Assistências

Finalização

Finalização certa

Passe errado

Roubada de bola

Gustavo Scarpa

27

4

4

56

27

62

17

Lucas Lima

23

1

4

19

6

38

17

Zé Rafael

27

5

5

43

18

32

37

Raphael Veiga

19

3

2

30

11

21

11

Dudu (atacante que faz a meia)

36

9

11

93

40

105

17

 

Fonte: GloboEsporte.com

Vindo mais para o presente, o Vasco de Luxemburgo não teve um camisa 10 clássico. O meio-campo que deu certo na equipe carioca era formado por Richard, Raul e Marcos Júnior, nenhum meia-armador. Luxemburgo utilizava, na maioria das vezes, um 4-3-3, com três volantes, sendo que dois jogavam mais avançados.

+ Leia mais notícias do Palmeiras

O trabalho mais recente do novo técnico do Palmeiras mostra, então, que a utilização do camisa 10 não é regra na carreira de Luxemburgo. Fato é, porém, que os seus times vitoriosos tiveram como marca um jogador com essas características.

E você, torcedor palmeirense, acha que Luxemburgo deve usar um 10 clássico? Quem seria? Vote na enquete abaixo.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.