Mercedes se opõe e classificação com corrida de grid invertido deve ser abandonada para 2020

Sugestão foi levantada para tornar etapas duplas (na mesma pista e em fins de semana consecutivos) mais interessantes. Equipe alemã já havia rejeitado ideia em discussões no passado

Publicado em: 02 de Junho de 2020
Foto Por: Getty Images
Autor: GloboEsporte.com — Rio de Janeiro
Fonte: GloboEsporte.com — Rio de Janeiro
Largada do GP da Áustria, em Spielberg, palco da abertura do campeonato em 5 de julho

A proposta para a realização de corridas classificatórias com grid invertido não deve avançar nos preparativos para a temporada 2020 da Fórmula 1, que retorna oficialmente em 5 de julho. Com a resposta negativa da Mercedes e o impasse da Racing Point, que pediu por "mais tempo" para pensar, a ideia pode ser engavetada, já que depende da aprovação unânime das equipes para mudanças no regulamento vigente.

 

O assunto foi discutido em uma reunião virtual entre as equipes e as diretorias da F1 e da Federação Internacional do Automobilismo (FIA), na última sexta-feira. Por não se tratar de uma demanda urgente em relação ao impacto da pandemia do coronavírus, a sugestão não se encaixa nas exceções que podem ser aprovadas com 60% dos votos.

 

Embora tenha visto potenciais dificuldades na ideia, Christian Horner, chefe da RBR, se declarou a favor da novidade, considerando que não houvessem mudanças inesperadas no formato das provas no decorrer da temporada:

 

- Acho que nunca teremos uma oportunidade melhor do que as corridas consecutivas que teremos na Áustria, Silverstone, e potencialmente uma a mais. O problema é que acho que se apenas repetirmos o mesmo formato na mesma pista, o resultado pode ser muito similar. Desde que tudo fique claro desde a primeira corrida e nada mude ao longo da temporada, nós certamente não teríamos nada contra isso. Infelizmente, há um time que foi contra. Será uma pena perder essa oportunidade.

 

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A reunião entre o staff da Fórmula 1 e os representantes das equipes discutiu diversos formatos para as corridas com grid invertido. Até então, pretendia-se realizá-las somente nas etapas que receberiam duas corridas.

 

Dentro dos sete dias disponíveis em cada circuito, a primeira prova seria realizada no fim de semana padrão, enquanto a segunda, no sábado seguinte, contaria com uma corrida de 30 minutos com o grid invertido na classificação, que decidiria as posições para a segunda corrida, no domingo.

 

A ideia ainda voltaria a ser debatida com mais detalhes nesta semana caso tivesse tido aprovação unânime, o que não ocorreu. O debate sobre corridas com grid invertido para definição das posições de largada já havia sido observado pela F1 no ano passado, em outubro. Na época, a Mercedes também se opôs:

 

- Quando você está olhando para a final dos 100 m nas Olimpíadas, não está fazendo Usain Bolt começar cinco metros atrás apenas para torná-la um final emocionante - defendeu Toto Wolff, chefe da equipe.

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