Quarta - Feira,
05 de Maio de 2021

Filha suspeita que idoso de 92 anos não recebeu dose contra Covid durante aplicação em Miracema, Prefeitura nega e diz que houve

Mulher gravou vídeo do momento da aplicação e começou a desconfiar que o líquido não teria saído da seringa. Prefeitura de Miracema do Tocantins disse que houve um

Autor: G1 Tocantins

Fonte: G1 Tocantins

Publicado em 16 de Abril de 2021 (Atualizado Há 3 semanas atrás)

Legenda: Momento da vacinação do idoso

Autor da Foto: Divulgação

A filha de um homem de 92 anos disse que o pai não recebeu a vacina contra o coronavírus durante a primeira aplicação feita no mês de março, em Miracema do Tocantins. Mariza Soares Pereira acredita que a profissional apenas enfiou a agulha no braço do idoso e não injetou a dose do imunizante.

A Prefeitura negou a irregularidade e disse que houve um "mal-entendido". A Secretaria Municipal de Saúde fez um vídeo afirmando que a seringa usada na aplicação é diferente e dá impressão que o imunizante não foi totalmente aplicado.

O caso foi registrado em uma policlínica da cidade, que fica na região central do estado.

"No dia que ele tomou a vacina eu tive essa dúvida que ele não tinha sido vacinado, foi apenas furado, mas eu permaneci calada. Como está chegando a data da próxima dose isso continuou me incomodando", contou Mariza Soares.

Ela conta que levou o pai, Ademar Pereira, para tomar a vacina no dia 25 de março. Ela permaneceu com ele na sala de vacinação, mas disse que acabou se distraindo enquanto respondia os questionamentos, sobre a saúde do idoso, feitos por outra profissional que estava na sala.

O vídeo feito pela filha mostra o momento em que a servidora coloca a agulha no braço do idoso e logo depois retira, aparentemente, sem ter aplicado a dose do imunizante. 

Após a divulgação do vídeo, a profissional de saúde que aparece nas imagens procurou a delegacia de Polícia Civil para fazer um boletim de ocorrência.

Na unidade a servidora foi orientada a fazer o registro pela internet, na delegacia virtual. A mulher informou à Prefeitura de Miracema que irá tomar todas as providências legais por ter sido vítima de calúnia.

“Fiquei com isso na cabeça e mostrei o vídeo pra algumas pessoas. Todos falaram que ele não foi vacinado, que a vacina não foi aplicada. Passei para alguns farmacêuticos e também falaram que não foi vacinado. Pela filmagem dá para perceber. Todos disseram que não foi injetada”, disse a filha.

Mariza Soares disse que ainda não procurou o município para questionar se a aplicação do imunizante realmente foi feita, mas deve fazer isso nos próximos dias. A segunda dose do idoso está marcada para o próximo dia 22 de abril.

O que diz a Prefeitura de Miracema

Prefeitura de Miracema mostra diferença de seringas e diz que dose foi aplicada em idoso

A Prefeitura de Miracema do Tocantins afirmou que não houve nenhuma denúncia formal, só tomou conhecimento da reclamação nesta quinta-feira (15), através das redes sociais e logo determinou que a Secretaria de Saúde esclarecesse o fato.

Um vídeo divulgado pela pasta mostra a assessora da Secretaria de Saúde de Miracema, Euliene Resplandes, explicando que a filha do idoso teve a impressão de que o líquido não tinha sido injetado por conta da seringa utilizada pela profissional no dia da aplicação.

A profissional mostrou a diferença entre duas seringas usadas em campanhas de vacinação na cidade. Segundo ela, apesar de parecer que em uma há mais líquido que na outra, as duas estavam com a mesma quantidade de material.

"O que acontece é que essa seringa tem uma parte rosqueada que é para conectar a agulha [...] é uma seringa mais segura e evita que a agulha saia. Quando acontece a vacinação, dá impressão que ainda tem algum material na seringa, porém não tem. Então é só um mal entendido na questão da imagem pela diferença da seringa que foi utilizada", explicou.

Covid-19 em Miracema

Miracema do Tocantins tem 1.565 casos confirmados de coronavírus e 31 mortes desde o início da pandemia. Segundo a última atualização, o município recebeu 2.714 doses de vacinas contra a Covid e aplicou 2.566, sendo 1995 referentes a primeira dose e 571 da segunda. Estão sendo vacinados na cidade os trabalhadores da saúde e idosos a partir de 65 anos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Seu comentário aguardará aprovação antes de ser publicado no site

Sem Comentários