Miracema do Tocantins recebe ações do projeto Foco no Fogo

Publicado em: 31 de Julho de 2020
Foto Por: Semarh
Autor: Ascom
Fonte: Ascom

A Prefeitura de Miracema, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, recebeu nessa quarta-feira, 29, ações do Projeto Foco no Fogo, executadas pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado (Semarh) e Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins).

 

O projeto Foco no Fogo tem como objetivo orientar os proprietários rurais sobre os riscos que os incêndios podem trazer para a saúde pública e para o meio ambiente.

 

Em Miracema, às ações foram realizadas com a parceria entre o poder público municipal e estadual nos assentamentos, P.A Brejinho, P.A Serrinha, P.A Canjirana e P.A União.

 

O secretário municipal de Meio Ambiente, Manoel Teixeira, reforça a importância da parceria entre município e estado na prevenção e combate aos incêndios nos assentamentos e coloca a secretaria sempre a disposição para demais ações em benefício da comunidade.

 

As ações do projeto Foco no Fogo estão atendendo inicialmente o município de Palmas e as cidades localizadas em um raio de 80 km de distância da Capital.

 

De acordo com os dados do Centro de Monitoramento Ambiental e Manejo do Fogo (Cemaf) e da Semarh, os 12 municípios que já receberam ou ainda receberão as orientações contam com aproximadamente 200 propriedades rurais e foram identificadas como as que mais apresentaram queimadas nos últimos 03 anos.

 

Segundo informações da diretora de Desenvolvimento Sustentável (SEMARH), Karynne Sotero e do técnico em Educação Ambiental do NATURATINS, Fábio Diniz, o projeto, além de identificar áreas com maior incidência de incêndios, traça ações de educação ambiental, de maneira que busque a conscientização dos moradores quanto ao exercício da queimada preventiva e autorizada, como os aceiros, e também os oriente sobre os riscos das queimadas desordenadas ao meio ambiente e a Saúde.

 

Neste ano, em virtude da pandemia, o projeto conta o apoio da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (SETAS), que realizou ou a distribuição de cestas básicas e com o apoio da Secretaria de Saúde, que disponibilizou kits de prevenção a covid-19 a todas as famílias visitadas.

 

O Foco no Fogo busca também o comprometimento do setor privado e de toda a sociedade civil articulada em relação às ações de educação ambiental, de prevenção, controle do uso do fogo e combate às queimadas ilegais e incêndios florestais.

 

Durante a divulgação das orientações serão propostas alternativas de práticas sustentáveis como o Manejo Integrado do Fogo (MIF), com o objetivo de oferecer técnicas de uso do fogo para queimadas autorizadas.

 

#EviteQueimadas

#EducaçãoAmbiental

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.