Miracema do Tocantins Registra primeiro óbito por Covid-19 e Prefeitura solicita à população que evite aglomerações

Publicado em: 14 de Julho de 2020
Foto Por: Divulgação
Autor: Ascom
Fonte: Ascom

A Prefeitura de Miracema do Tocantins, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, lamenta informar à população que nesse domingo, 12, foi registrado o primeiro óbito por covid-19 no município.

 

Trata-se de um senhor de 77 anos, hipertenso, internado na sexta-feira, 10, no Hospital Regional de Miracema (HRM), com febre, queixando-se de dor de cabeça e dificuldade para respirar.

 

Foi notificado com suspeita de covid no sábado, 11, e veio a óbito na manhã desse domingo, 12, tendo a confirmação para coronavírus no domingo à tarde, através do exame swab, realizado pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Lacen).

 

Após a liberação do corpo pelo Instituto Médico Legal (IML) de Palmas, o sepultamento foi realizado no Cemitério do Correntinho e, de acordo com o protocolo do Ministério da Saúde, não houve velório.

 

A Secretaria Municipal de Saúde fará o acompanhamento junto à família, mas até o momento não há relatos de familiares com sintomas.

 

Dos 50 casos confirmados no município, 38 já estão recuperados, 01 foi a óbito e 11 pacientes estão com a doença ativa, estes seguem em isolamento domiciliar. Não há pacientes hospitalizados.

 

"Quero neste momento prestar meus sentimentos a família enlutada e rogo a Deus para que dê o conforto e a força necessária a cada ente querido para superar este momento de dor e separação", expressou o prefeito de Miracema.

 

A gestão ressalta que há testes disponíveis na rede municipal de saúde e que a testagem está ocorrendo de acordo com o recomendado pelo Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde.

 

Um novo surto, no entanto, não está descartado, considerando que o número de casos vem aumentando exponencialmente nas cidades circunvizinhas e por consequência, em Miracema, em razão do contato entre pessoas da região.

 

Ressalta-se que o município de Miracema é sede do Hospital Regional que atende toda a região e que, portanto, é responsável pelo atendimento de cerca de cinquenta mil habitantes.

 

"Devemos cautelosamente respeitar as medidas de higienização e de distanciamento social. É fundamental que não haja aglomerações, a fim de contermos uma nova disseminação do vírus em nossa cidade e se preciso for com medidas mais rígidas", frisou o gestor municipal.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.