O município de Miracema do Tocantins irá receber 182 doses de vacina CoronaVac conforme informações do Governo do Estado do Tocantins por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES).
A superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Perciliana Bezerra, declarou que o Estado está seguindo todas as recomendações do Ministério da Saúde, que inclui uma conferência minuciosa das doses entregues.
"As doses foram conferidas, preparadas na antecâmara fria e depois levadas para a câmara fria. Quanto à planilha de distribuição dos imunobiológicos para os municípios, ela só porque o Ministério mudou os valores a serem repassados e isso fez com que todos os estados do Brasil atrasassem os seus planejamentos de logística e de quantidade de doses por público-alvo e seringas", explicou.
Perciliana destacou que somente após essa conferência minuciosa, a distribuição pode ser iniciada. Segundo ela, esse trabalho atende aos critérios e normas padronizadas pelo Ministério da Saúde, que estipulou o prazo de 48 horas para distribuir a vacina em todo o Estado, porém o Governo do Tocantins fará a distribuição antes do prazo.
Segundo a gerente de Imunização da SES, Diandra Rocha, todos os municípios poderão retirar suas doses a partir desta quarta-feira, 20, às 14 horas.
"Vale destacar que cada município receberá a quantidade baseada no número de pessoas contidas nos grupos prioritários, que compreendem a primeira fase de vacinação, que são os idosos residentes em instituições de longa permanência, indígenas que moram em aldeias e profissionais de saúde que atuam na linha de frente de combate à Covid-19", afirmou.
Miracema
A reportagem do PORTAL LJ procurou entrar em contato com o secretário municipal de saúde de Miracema do Tocantins Jonair Oliveira, mas não obteve sucesso, deixando a solicitação para que assim que pudesse nos retornasse para atualizar as informações quanto aos critérios de vacinação, tais como, grupos prioritários, datas e locais.