Republicanos de Miracema condena decisão de vereador do partido de compor com grupo de Camila na mesa da Câmara

Publicado em: 06 de Janeiro de 2021
Foto Por: Redes sociais
Autor: Cleber Toledo 
Fonte: Cleber Toledo 
Vereador Assis Moura, de Miracema

O Republicanos de Miracema, que apoiou a reeleição do ex-prefeito Saulo Milhomem (PP), não gostou de ver um de seus dois vereadores, Assis Moura, compor com a base da prefeita Camila Fernandes (MDB) na eleição da mesa diretora da Câmara na sexta-feira, 1º. Na acomodação, Assis foi eleito vice-presidente da Casa.

 

Voto decisivo

A composição com Assis Moura foi decisiva para a eleição do presidente da Câmara, vereador Núbio Gomes (MDB).

 

Camila tinha minoria (cinco votos) e o grupo de Saulo, maioria (seis). Com a adesão de Assis, o placar inverteu.

 

Cunho pessoal

Contrariado, o presidente da comissão provisória local da legenda, Jessé Alves do Nascimento, emitiu uma nota em que diz que “a decisão do vereador Assis Moura foi tomada sem ouvir o partido, estritamente de cunho pessoal”.

 

“O Republicanos condena de forma veemente atitudes dessa natureza, porque entende que nenhum vereador é eleito somente com seus votos. Ele precisou da somatório dos votos dos 10 companheiros que estavam na chapa com ele e, por fim, salientamos que atitudes como essa não estão afinadas com o estatuto partidário”, afirma o presidente.

 

Conversa com Halum

De acordo com Nascimento, houve uma conversa prévia em Palmas sobre a eleição da mesa de Miracema, com a participação do presidente estadual do partido, César Halum e dos vereadores Thaller Rogério (outro republicano eleito na cidade em novembro) e Assis Moura.

 

Segundo a nota, ficou definido que a sigla caminharia junta e qualquer um dos dois parlamentares poderia ser o candidato à presidência, “rejeitando-se a hipótese de votar fora do grupo”.

 

Pego de surpresa

Nascimento contou que, “em determinado momento processo” foi oferecido a Assis Moura o cargo de presidente, “entretanto, não foi aceito, mas [ele] não falou nada sobre composição com o outro grupo”.

 

Assim, o Republicanos se diz “pego de surpresa com a decisão isolada do vereador Assis Moura, que nem sequer a comunicou previamente”.

 

Conselho de Ética

O presidente afirma que a direção do partido tem sido procurada por filiados “solicitando que o caso seja analisado pelo Conselho de Ética e atitudes sejam tomadas em nome da ética e da decência”.

 

No entanto, Nascimento não revela na nota se vai tomar essa providência.

 

Confira a íntegra da nota:

O Partido REPUBLICANOS em função dos recentes acontecimentos relacionados à eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Vereadores de Miracema do Tocantins envolvendo o filiado e vereador eleito Assis Moura vem a público esclarecer:

 

Que a decisão do vereador Assis Moura foi tomada sem ouvir o partido, estritamente de cunho pessoal.
 

Que o REPUBLICANOS condena de forma veemente atitudes dessa natureza, porque entende que nenhum vereador é eleito somente com seus votos, ELE precisou da somatório dos votos dos 10 companheiros que estavam na chapa com ele e por fim salientamos que atitudes como essa, não estão afinadas com o estatuto partidário.



Que houve uma conversa prévia em Palmas sobre o assunto com a participação do Presidente Estadual do Partido César Halum, vereador Thaller Rogério e vereador Assis Moura onde ficou definido que o REPUBLICANOS caminharia junto, e qualquer um dos dois poderia ser o candidato à presidência rejeitando-se a hipótese de votar fora do grupo.


Que essa conversa foi amplamente divulgada pela imprensa local e estadual, além das redes sociais. Em determinado momento processo foi oferecido ao vereador Assis Moura o cargo de presidente, entretanto, não foi aceito mas que não falou nada sobre composição com o outro grupo.

 

Que o partido foi pego de surpresa com a decisão isolada do vereador Assis Moura que nem sequer a comunicou previamente.



Que a direção do partido tem sido procurada por filiados solicitando que o caso seja analisado pelo Conselho de Ética e atitudes sejam tomadas em nome da ética e da decência.

 

Por fim, o REPUBLICANOS reafirma sua posição de continuar trabalhando por uma política séria, responsável, e cujo objetivo maior é preservar os valores que devem nortear ações voltadas para os interesses do povo.

 

JESSÉ ALVES DO NASCIMENTO
Presidente da Comissão Provisória – Miracema/TO

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.