Sábado,15, é dia de Vacinação!

Publicado em: 15 de Fevereiro de 2020
Foto Por: Divulgação
Autor: Da redação
Fonte: Portal LJ

A campanha Nacional contra o Sarampo tem Dia D neste sábado,15, em todo Brasil.

 

Miracema do Tocantins logicamente não poderia ficar de fora, e uma grande mobilização feita pela Secretaria Municipal de Saúde para atender a comunidade oportunizará de maneira fácil e tranquila a vacinação de quem procurar uma unidade.

 

Serão oito Pontos de Vacinação, além das Unidades Básicas de Saúde, sendo que equipes estarão a postos e disponíveis no Palácio Eurípedes Pereira Coêlho (Prefeitura Municipal) e Policlínica.

 

O público alvo é pessoas de 5 a 19 anos e quem já tomou as duas doses não precisa mais realizar o procedimento.

 

"O sarampo é uma doença grave e contagiosa", alerta o secretário de saúde Dr. Leal Junior, acrescentando que em 2020 já foram confirmados 337 casos da doença no país.

 

A vacina é o único meio de impedir o contágio do sarampo. Segundo o Ministério da Saúde, quem tem entre seis meses e 59 anos deve ser vacinado contra a doença.

 

Mas o público-alvo do Dia D neste sábado são 3 milhões de crianças e jovens, com idades entre cinco e 19 anos.

 

O Ministério da Saúde enviou 3,9 milhões doses de vacina contra o sarampo para todo o país, 9% a mais do que foi pedido pelos estados.

 

Essas doses vão servir para interromper a transmissão do vírus e também para a vacinação de rotina e uma dose extra chamada dose zero: para bebês de seis meses a 11 meses e 29 dias de idade.

 

Quem tem de um a 29 anos, deve tomar duas doses. Entre 30 a 59 anos, apenas uma dose. Quem não se lembra de ter sido vacinado, deve comparecer ao posto de saúde com a carteira de vacinação.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.