Hemocentros do estado precisam de doações de todos os tipos de sangue com urgência

Doações são agendadas por telefone, evitando risco de aglomerações nas unidades.

Publicado em: 30 de Julho de 2020
Foto Por: SES/Divulgação
Autor: G1 Tocantins.
Fonte: G1 Tocantins.
Prateleira utilizada para guardar bolsas de sangue em hemocentro está vazia

Todos os hemocentros do Tocantins estão necessitando com urgência de doações de sangue. A Secretaria de Estado da Saúde informou nesta quarta-feira (29) que as unidades se encontram com estoque insuficiente, sendo necessário o abastecimento de todos os tipos de sangue.

 

As doações estão sendo feitas com agendamento prévio, garantindo tranquilidade e segurança diante do risco da pandemia de coronavírus. As unidades também seguem os protocolos de segurança estipulados pelo Ministério da Saúde (MS) para evitar aglomerações.

 

“É necessário que o candidato à doação compareça as unidades do Hemocentro usando máscaras, fazendo a higienização das mãos logo na chegada, não sendo necessários acompanhantes, só em situações determinadas e respeitar os limites que delimitados entre as cadeiras para manter o distanciamento entre as pessoas dentro da unidade”, explicou a superintendente da Hemorrede Tocantins, Pollyana Gomes.

 

Para ser um doador é preciso ter entre 16 e 69 anos, estar bem de saúde e pesar no mínimo 50 Kg. Também não pode estar em jejum e precisa evitar alimentos gordurosos nas três horas antes da doação.

 

Os doadores ainda precisam apresentar um documento oficial de identidade com foto e no caso de adolescentes entre 16 e 17 anos é preciso de uma autorização dos pais ou responsáveis.

 

Onde doar

As unidades de coleta de sangue em Augustinópolis e Porto Nacional funcionam de segunda a sábado das 7h às 12h30. Em Palmas, a unidade de coleta anexa ao Hospital Geral de Palmas (HGP) atende de segunda à sexta-feira das 7h às 12h30.

 

O Hemocentro Coordenador de Palmas, na região norte, funciona de segunda à sexta-feira das 07h às 18h30 e no sábado das 7h às 12h30, assim como os Hemocentros de Araguaína e Gurupi.

 

Telefones para agendamento:

  • Palmas: 3218-3232 e 0800-6428822;
  • Gurupi: 3312-2237;
  • Araguaína: 3411-2915
  • Porto Nacional: 3363-5161
  • Augustinópolis: 3456-1153.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.