Moradores de Palmas continuam com dificuldades em fazer o teste da Covid-19 na rede pública de saúde

Dona de casa relata que estava com sintomas, procurou uma UPA na capital, mas ainda não conseguiu fazer o exame. Diretora do Lacen disse que capacidade de testagem será retomada nos próximos dias.

Publicado em: 30 de Julho de 2020
Foto Por: Reprodução/TV Anhanguera
Autor: G1 Tocantins.
Fonte: G1 Tocantins.
Moradores de Palmas relatam dificuldades em fazer testes para Covid-19

Pacientes com sintomas da Covid-19 não estão conseguindo fazer os testes que detectam a doença. Além disso, a demora no resultado de quem já fez os exames preocupa.

 

Alguns pacientes que passam pelas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) estão sendo orientados a ficar isolados em casa, sem testar, porque não há exames disponíveis para todos.

 

"Meu filho foi afastado do trabalho por suspeita da Covid-19, procurou posto de atendimento que mandou para a quadra que faz o atendimento à família, que simplesmente, mandaram para casa, não diagnosticaram nada e nem testaram", disse o corretor de imóveis Gonçalo de Jesus Filho.

 

A dona de casa Maria Regina passa pela mesma situação. "Eu estava com sintomas, procurei o postinho da minha área, aqui no Aureny IV. O médico me atendeu, passou medicação, eu já tomei. Isso foi no dia 20 de julho, e eles marcaram para eu fazer o teste só no dia 30 de julho".

 

Desde o mês de junho, o Tocantins enfrenta problemas com a falta de insumos para testes do tipo RT/PCR. O exame é importante porque identifica a doença logo nos primeiros dias de sintomas. A Secretaria Estadual da Saúde chegou a informar que só faria testes em pacientes já internados ou que morrera com suspeita do novo coronavírus.

 

No dia 7 de julho, uma decisão da Justiça Federal determinou prazo de cinco dias para a União e o Governo do Tocantins abastecerem o estoque no Laboratório Central do Estado (Lacen) e criar um plano estratégico de testagem da população, mas 22 dias se passaram e o problema continua.

 

Segundo o governo, a capacidade de testagem será retomada nos próximos dias. "O governo do Tocantins está concluindo a aquisição dos itens necessários para a realização dos testes de RT-PCR, no Laboratório Central do Estado, parte destes itens já está em trânsito para Palmas e dentro dos próximos dias, o laboratório central estará retomando a sua capacidade de testagem para o seu máximo", garantiu a diretora do Lacen, Jucimara Dantas.

 

Médicos têm alertado para a importância da testagem em massa. "Se a gente quem está contaminado, a gente consegue isolar essa população, essas pessoas confirmadas. E assim, nós vamos diminuir a disseminação. E por que a importância da rapidez dessa testagem? Porque com a rapidez, a gente expõe por menos tempo essa pessoa contaminada com a população que não pegou ainda. Ou seja, é extremamente importante uma estratégia de agilidade nas testagens, ao invés de ficar simplesmente, mandando para casa e aguardar", disse o médico José Carlos Miele.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.