Moradores de Palmas poderão agendar castração gratuita de cães e gatos; veja como

O agendamento será pela internet a partir desta sexta-feira (29). A castração é indicada para animais a partir dos seis meses de vida.

Publicado em: 27 de Maio de 2020
Foto Por: Raíza Milhomem/Prefeitura de Palmas
Autor: G1 Tocantins
Fonte: G1 Tocantins
Agendamentos poderão ser feitos pela internet

Animais domésticos poderão ser cadastrados para passar por castração gratuita em Palmas a partir desta sexta-feira (29). O agendamento pode ser feito na Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses. O procedimento é um dos responsáveis pelo controle de população de cães e gatos.

O gerente da UVCZ, Auriman Cavalcante Rodrigues comentou que o serviço de castração passaram por mudanças devido a pandemia. Para garantir a segurança de tutores dos animais o agendamento pode ser feito em maio e junho através do site.

O tutor do animal deve ser maior de idade para realizar o agendamento pessoal, e do cão ou gato. As instruções quanto ao procedimento cirúrgico serão encaminhadas para o e-mail cadastrado. É permitido agendar até dois machos e duas fêmeas por ano, sendo possível cadastrar por CPF um animal de cada sexo por período de agendamento.

A castração é indicada para gatos e cães a partir dos seis meses de vida que tenham boas condições de saúde. O bichinho não pode estar obeso, debilitado ou anêmico. As fêmeas que forem passar por cirurgia não podem estar no cio, prenhas ou amamentando filhotes.

Cães serão submetidos ao exame de triagem para Leishmaniose Visceral Canina, sendo pré-requisito para o procedimento cirúrgico. O tempo da cirurgia de castração em machos é dura cerca de 20 minutos e nas fêmeas em média 40 minutos.

A castração em fêmeas diminui as chances de ser desenvolvido câncer de mama e por não passarem mais pela fase do cio acabam ficando mais dóceis. O macho castrado tem menos chances de ter tumor de próstata, além de casos de fugas e demarcação de território diminuir.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.