Prédio que deveria oferecer cursos e acesso à internet fica abandonado e tem móveis e computadores furtados

Publicado em: 08 de Fevereiro de 2020
Foto Por: Divulgação/TV Anhanguera
Autor: G1 Tocantins.
Fonte: G1 Tocantins.
Estrutura de unidade do Palmas Virtual está deteriorada

Local foi criado para abrigar unidade do Palmas Virtual, projeto que iniciou em 2012 na capital. Das quatro unidades disponibilizadas para a comunidade, apenas uma está funcionando.Uma unidade do Palmas Virtual, que deveria disponibilizar cursos e acesso à internet para a comunidade, está abandonada no Jardim Aureny III. O prédio está deteriorado, com vidros e forros quebrados.

A dona de casa Maria Helena da Silva Campos olha a situação do local e custa acreditar no que vê. "A sensação é de algo jogado fora, tanto o prédio todo deteriorado desse jeito, como jogado fora o proveito que a gente está tendo".

Os vizinhos contaram que móveis e computadores foram furtados. O único equipamento que sobrou foi um ar-condicionado que está quebrado. "Era tudo bem organizado, limpinho, ajeitado, hoje está desse jeito", reclamou a dona de casa Maria de Jesus Corado Rocha.

O projeto foi criado em 2012. Na época, quatro unidades foram abertas em Palmas, mas hoje apenas um está funcionando.

Na quadra 704 Sul, onde funcionou o projeto, o prédio foi transformado no Centro de Referência da Mulher Flor de Lis. No local são acompanhadas, por mês, cerca de 60 mulheres em situação de violência.

00:00/00:00

Já em Taquaralto foi construído um novo prédio, onde agora funciona o Resolve Palmas.

O prédio da quadra 305 Norte é o único que continua oferecendo cursos profissionalizantes e acesso à internet para pesquisas.

Quem viu os locais funcionando sabe da importância do projeto e pede uma solução. "Está nos prejudicando, prejudicando quem precisa também porque tem muitas famílias que são carentes, que não têm acesso à internet ainda. Eles têm que fazer alguma coisa, não pode ficar esse descaso", reclamou a autônoma Salma Santiago.

A Prefeitura de Palmas informou que a unidade do Palmas Virtual, do Jardim Aureny III, foi desativada por causa da implantação do projeto do BRT, que construiria um corredor de ônibus passando por essa região da cidade, onde o prédio está instalado. Como o projeto não foi executado, a prefeitura disse que fará uma avaliação dos custos para restauração e manutenção do prédio.

O município afirmou também que de qualquer maneira o espaço pode ser usado melhor quando eles fizerem o reaproveitamento. A prefeitura disse que enquanto a restauração não é feita, vai fechar o local, evitando o uso indevido.

O município não comentou sobre as outras unidades que não estão atendendo a comunidade.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.