Procura por animais para adoção aumenta durante o isolamento, dizem protetores

Houve aumento da demanda tanto por cães como por gatos. É preciso ficar atento ao planejamento de longo prazo para evitar abandono no futuro.

Publicado em: 07 de Abril de 2020
Foto Por: Reprodução/TV Anhanguera
Autor: G1 Tocantins.
Fonte: G1 Tocantins.
Adoção de animais domésticos precisa ser responsável

A procura por animais de estimação para adotar cresceu em Palmas após a implementação das medidas de isolamento social por causa do coronavírus. Protetores de animais que ajudam a procurar lares para os bichos informaram que o aumento da demanda foi tanto para cachorros quanto para gatos. Eles alertam no entanto que é necessário refletir bem sobre esta decisão para evitar abandono e mais sofrimento aos animais no futuro.

Além da adoção por impulso de pessoas que estão se sentido solitárias, outro problema pode ser a falta de planejamento a longo a prazo. "A gente tem que ter consciência que os animas vão requerer gastos financeiros, uma ração de qualidade, pode precisar de veterinário, a gente tem que estar preparado para assumir isso. Num momento de crise, ainda mais, Tem muita gente que não coloca isso no papel", afirma a dona de creche para animais e protetora, Késia Abriu.

Para quem tiver certeza do desejo de adotar e estiver pronto para assumir as responsabilidade, a certeza é de que vai receber muito amor dos bichinhos. A estimativa é de que atualmente há cerca de 200 animais esperando por adoção apenas em Palmas. Como conta a estudante Adrielle Calixto. Ela percebeu a mudança no comporto depois que o isolamento começou.

"A festa tá mais pra eles do que pra gente, né? Porque a gente fica ansioso para voltar aos serviços e eles não. Eu acho que eles estão super felizes da gente estar aqui 24 horas, dando atenção 24 horas", disse. Ela tem dois cães adotados, a Atenas e o Bob. "Eu não consigo falar sobre o amor de uma mãe com o filho porque eu não tenho filhos. Mas pra mim, eles são meus filhos. É como se fosse", diz ela, recordando que os dois enchem a casa de boas energias.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.