Vereador Lúcio Campelo parabeniza Siqueira Campos pelos seus 92 anos de idade

Publicado em: 03 de Agosto de 2020
Foto Por: Divulgação
Autor: Ascom
Fonte: Ascom
Vereador Lúcio Campelo

O vereador Lúcio Campelo (MDB) parabeniza neste 1° de agosto o eterno governador do Tocantins, José Wilson Siqueira Campos, pelos seus 92 anos de idade.

 

"Um tocantinense ilustre e que nos enche de orgulho por sua importante participação na história do Tocantins. Um homem forte e que muito contribuiu para o desenvolvimento do nosso Estado. Parabéns! Peço a Deus que lhe dê muita saúde e alegrias para que continue compartilhando saber e experiência", parabeniza Campelo. 

 

Siqueira Campos é reconhecido por sua luta pela criação, implantação e desenvolvimento do Estado do Tocantins. Ainda na década de 70, na condição de deputado federal, apresentou propostas de divisão territorial - todas vetadas. Mesmo com as negativas que sofria, não desistiu e chegou a fazer greve de fome, contribuindo para a criação da Comissão de Redivisão Territorial.

 

Em 1987, lideranças consideraram o momento oportuno para mobilizar a população em torno de um projeto de autonomia do norte goiano pelo qual lutavam muitas gerações.

 

Movimentos como a Conorte - Comissão de Estudos dos Problemas do Norte - apresentou à Assembleia Constituinte emenda com mais de 80 mil assinaturas, como reforço a proposta de criação. Com o cenário favorável, o deputado Siqueira, relator da Subcomissão dos Estados da Assembleia Nacional Constituinte, redigiu e entregou ao presidente da Assembleia, Ulisses Guimarães, a fusão de emendas, votada e aprovada, dando origem ao Estado do Tocantins com a promulgação da Constituição de 1988. 

 

Com o Estado criado, Siqueira Campos ocupou o cargo de primeiro governador do Tocantins, para o mandato de dois anos. Foi eleito e governou o Estado em outros três mandatos. Também já representou o Tocantins na condição de Senador.

 

"Temos grande admiração por sua história, por sua força de vontade e garra. Só temos a agradecer e desejar muita saúde ao nosso eterno governador", frisa Lúcio Campelo. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.