Vídeo mostra Guarda Municipal dispersando pessoas durante trilha no Morro do Limpão

Segundo a Prefeitura de Palmas, guardas foram ao local para orientarem as pessoas a retornarem para casa. Na capital, decreto prevê o isolamento como forma de prevenção ao coronavírus.

Publicado em: 08 de Abril de 2020
Foto Por: Reprodução
Autor:  G1 Tocantins.
Fonte:  G1 Tocantins.
Guarda Municipal vai até o Morro do Limpão para afastar pessoas

Mesmo com a orientação para que a população fique em isolamento por causa da pandemia do coronavírus, muitos parques, praças e locais abertos estão sendo frequentados em Palmas. Neste sábado (4), a Guarda Municipal precisou ir até o Morro do Limpão para dispersar dezenas de pessoas. O local é usado para a prática de esportes e lazer. Muitos vão para ver o nascer e o pôr do sol.

Em Palmas, foram confirmados 12 casos de Covid-19.

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram quando um carro da Guarda Metropolitana Ambiental chega ao local. Os guardas, então, alertam as pessoas sobre a proibição de aglomeração de pessoas. Depois, todos saem do local.

Segundo a Prefeitura de Palmas, como medida de prevenção e conscientização das pessoas que estão desrespeitando as medidas para o isolamento social, uma equipe da Divisão Ambiental da Guarda Metropolitana de Palmas esteve no Mirante do Limpão na Serra do Lejeado, orientando as pessoas a retornarem às suas casas pois estavam descumprindo o decreto de isolamento social como forma de evitar o proliferação do coronavírus.

Ainda conforme a nota, após a saída das pessoas de forma pacifica, a equipe permaneceu no local como forma de impedir novas aglomerações. De acordo com a Comandante da Guarda Metropolitana de Palmas, Leticia Bordin, a fiscalização no local ocorreu também na manhã deste domingo (5) às 5 horas da manhã.

Letícia disse que a inspeção e fiscalização serão contínuas e ocorrerão em diversos pontos da cidade, no sentido de impedir a aglomeração de pessoas, que nos últimos dias estão descumprindo com mais frequência as recomendações de isolamento, reunidos em grupos para aproveitar os espaços como lazer ou prática de exercícios. O que é comum e natural nessas localidades, mas que neste momento, não são aceitáveis.

Ainda conforme a comandante, é fundamental a inspeção e fiscalização em diversos pontos da capital, bem como a compreensão de todos de permanecerem em suas casas.

Na capital, vários espaços públicos foram interditados. O parque Cesamar está fechado e as academias ao ar livre que ficam nas praças foram isoladas com fitas.

O píer 1 e 2 da Praia da Graciosa também não podem mais ser frequentados. Na sexta-feira (3), a prefeitura decidiu desligar a iluminação em algumas áreas públicas da cidade após os moradores desrespeitarem as medidas de isolamento e formarem aglomerações nos locais. A Praia da Graciosa, o Parque dos Povos Indígenas e a área no entorno do Ginásio Ayrton Senna ficaram no escuro.

A gestão confirmou que se trata de uma medida de prevenção ao novo coronavírus, para evitar que os moradores acabem colocando a própria saúde em risco ao se juntar para praticar exercícios nestes locais.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.