Com crescimento de 180% da Covid-19 em julho, MPE pede que Gurupi avalie possibilidade de lockdown

Publicado em: 25 de Julho de 2020
Foto Por: Secom Gurupi
Autor: Cleber Toledo
Fonte: Cleber Toledo
Prefeito de Gurupi, Laurez Moreira

O crescimento vertiginoso da Covid-19 em Gurupi fez o Ministério Público do Tocantins (MPE) emitir recomendação ao prefeito Laurez Moreira (PSDB) para que edite “imediatamente” medidas de endurecimento ao isolamento social. O município saltou  de 256 casos da doença no dia 1º para 717 nesta quinta-feira, 23, um incremento de 461 novos casos, o que representa uma expansão de 180,1%.

 

Analise a possibilidade de lockdown

Assinado pelo promotor Marcelo Lima Nunes chega a sugerir que o Paço avalie a possibilidade de decretar o chamado “lockdown” – o fechamento de todos os estabelecimentos comerciais e áreas públicas com exceção de serviços essenciais -, caso a evolução da doença não arrefeça. O MPE cita pelo menos 15 dias de endurecimento total.

 

Fiscalização

Nunes ainda cobra medidas efetivas de fiscalização para garantir o cumprimento das normas proibitivas, implemente ações educativas de conscientização e advirta aos cidadãos que o descumprimento das medidas de isolamento social pode gerar processo por crime contra a saúde pública. Caso o município não responda à recomendação, o promotor não descarta acionar o Judiciário.

 

Minimiza peso do comércio na contaminação

Em Gurupi, o comércio está funcionando parte de manhã e parte à tarde. O município tem atribuído o crescimento de casos de Covid-19 às reuniões de famílias e amigos, e minimiza o peso do comércio na contaminação. Nesta semana, o prefeito Laurez Moreira chegou a fazer um vídeo reconhecendo que a tendência é de aumento de casos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.