Eduardo Gomes e Dorinha Seabra são listados pelo Diap entre os 100 parlamentares protagonistas do Congresso

Publicado em: 18 de Julho de 2020
Foto Por: Senado e Câmara
Autor: Cleber Toledo
Fonte: Cleber Toledo
Senador Eduardo Gomes e deputada federal Dorinha Seabra

O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) divulgou nesta sexta-feira, 17, a lista dos cabeças do Congresso Nacional. A denominação se refere aos parlamentares considerados protagonistas. O Tocantins aparece com dois representantes, o senador Eduardo Gomes (MDB) e a deputada federal Dorinha Seabra (DEM).

 

Características observadas

A lista elaborada pelo Diap para caracterizar os protagonistas do processo legislativo leva em consideração capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, seja pelo saber, senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade, e, principalmente, facilidade para conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate.

 

Articulador e formuladora

Apesar de estar no segundo ano do primeiro mandato como senador, Eduardo Gomes figura pela 7ª vez na lista de “Cabeças do Congresso” elaborado pelo Diap. O emedebista também foi deputado de 2003 a 2015. Já Dorinha Seabra estreia no levantamento. A democrata foi listada como tendo um perfil formulador, enquanto o colega tocantinense é citado como articulador. Atualmente os dois atuam em posições de destaque no cenário político, Gomes é líder do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), enquanto Seabra ganha notoriedade por relatar a PEC do Fundeb.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.