Sábado,
04 de Dezembro de 2021

Kátia teve aval de Bolsonaro para buscar vaga de ministra do TCU, conta jornalista de O Globo

Autor: Cleber Toledo

Fonte: Cleber Toledo

Publicado em 24 de Novembro de 2021 (Atualizado Há 1 semana atrás)

Legenda: Senadora Kátia Abreu

Autor da Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

A jornalista Malu Gaspar, de O Globo, informa nesta quarta-feira, 24, que a senadora tocantinense Kátia Abreu (PP) conta com o aval do presidente Jair Bolsonaro para buscar votos na disputa pela vaga de ministra do Tribunal de Contas da União (TCU). Segundo Gaspar, Kátia chegou ao presidente pela mão do filho dele e também senador, Flávio Bolsonaro. A senadora esteve com Bolsonaro em 22 de julho.

Os adversários

Conforme a jornalista, ainda não havia a candidatura de Fernando Bezerra (MDB-PE), líder do governo. Outro nome que está de olho no TCU é o senador Antonio Anastasia (PSD-MG), que tem o apoio do presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (DEM-MG). 

Dilma e Ciro no histórico

Gaspar contou que Bolsonaro queria, com o encontro, conhecer Kátia e falar do passado da senadora tocantinense, que foi ministra da Agricultura da presidente Dilma Rousseff (PT) e ainda candidata a vice-presidente na chapa de Ciro Gomes (PDT), em 2018.

Mudança de tom

A jornalista observou que Kátia mudou o tom do discurso em relação a Bolsonaro nos últimos tempos. Ela foi, por exemplo, lembrou Gaspar, contra a instalação da CPI da Covid.

Agrada a vários segmentos 

Gaspar disse que, embora tenha sido ideia de Renan Calheiros (MDB-AL), a candidatura de Kátia foi abraçada por vários aliados do presidente da República, desde do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), ao atual ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP-PI), até pelo ex-ministro da Secretaria Geral Jorge Oliveira, agora ministro do TCU. 

Reconhece a firmeza de Kátia

No encontro com a senadora, segundo a jornalista de O Globo, Bolsonaro já a recebeu “disposto a afagá-la”. “Disse que, embora tivessem opiniões diferentes sobre Dilma, reconhecia a firmeza da senadora ao apoiá-la e permanecer ao lado dela mesmo contra a maioria do Congresso”, contou Gaspar. 

Não trabalha para “ferrar ninguém”

Já Kátia, relatou a jornalista, afirmou que nunca poderia abrir mão do que considera ser o seu senso de justiça e já engatou um aceno ao presidente, dizendo que, na política, não trabalha para “ferrar ninguém”. 

Senha para Bolsonaro

“Era a senha de que Bolsonaro precisava para chancelar a escolha da senadora para uma vaga que foi aberta justamente com o propósito de melhorar sua relação com o Senado – Casa onde ele vem colecionando derrotas”, ressaltou Gaspar. 

Embaixador em Portugal 

A sabatina do ministro do TCU Raimundo Carreiro na Comissão de Relações Exteriores para se tornar embaixador em Portugal deve ocorrer nesta quinta-feira, 25, numa sessão comandada pela própria Kátia, que é presidente desse órgão do Senado. A expectativa é que, passada essa etapa, a eleição para a vaga do TCU ocorra nos próximos dias.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Seu comentário aguardará aprovação antes de ser publicado no site

Sem Comentários