Vicentinho Jr propõe inclusão do Tocantins entre as áreas de atuação do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas

Publicado em: 25 de Julho de 2020
Foto Por: Pablo Valadares/Câmara
Autor: Cleber Toledo
Fonte: Cleber Toledo
Deputado Vicentinho Júnior

Projeto de Lei do deputado federal Vicentinho Júnior (PL) propõe a inclusão do Tocantins na área de atuação do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs).

 

Vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), o órgão que desenvolve ações que minimizam efeitos da escassez com a implantação de reservatórios, construção de barragens e poços, adutoras, entre outras iniciativas, atualmente, só atende o Nordeste e Minas Gerais.

 

Respaldo do governo federal

Vicentinho Júnior destaca que possuem gestores dos municípios possui recursos limitados para combater as estiagens.

 

“As famílias que moram na zona rural e vivem exclusivamente da agricultura para a subsistência são as mais afetadas. Com a inserção do Tocantins na área de atuação do Dnocs teremos respaldo do governo federal para enfrentarmos as dificuldades durante o período da estiagem”, comenta.  

 

Situação crítica já reconhecida

O parlamentar salientou que os desafios enfrentados pelo Estado já foram reconhecidos pelo governo federal, que em 2019 inseriu o Tocantins no programa Monitor das Secas, projeto que identifica as áreas mais críticas de estiagem e fornece um diagnóstico sobre a real situação.

 

“O monitoramento é fundamental, mas precisamos agir, trabalhar de modo que solucionemos de forma efetiva os problemas de abastecimento de água no Tocantins, e o Dnocs dará este suporte prático”, concluiu.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.