Apenas 7,2 mil jovens procuraram vacina contra sarampo até agora; meta é 24,2 mil

Dia D da campanha de vacinação será no próximo dia 30 de novembro. Cada pessoa precisa receber duas doses da vacina durante a vida.

Publicado em: 26 de Novembro de 2019
Foto Por: Reprodução/TV Anhanguera
Autor: G1 Tocantins
Fonte: G1 Tocantins
Homem recebe dose da vacina contra o Sarampo em unidade de saúde

Pouco mais de 7,2 mil pessoas procuraram algum posto de vacinação no estado para receber a vacina contra o sarampo até a manhã desta segunda-feira (25). A campanha de imunização para a faixa etária entre 20 e 29 anos começou na semana passada. A meta estabelecida para o estado é de 24, 2 mil pessoas imunizadas.

 

O Dia D de vacinação da campanha será no próximo dia 30 de novembro. Em Palmas, são 32 salas de vacinação abastecidas com as doses, mas a procura tem sido baixa. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o público apresenta grandes índices da doença e é o mais difícil de ser alcançado.

 

As pessoas que estiver na faixa etária indicada devem procurar uma unidade de saúde mais próxima com cartão de vacina e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Elaine Katzwinkel, gerente da central de vacinas, informou que os jovens precisam ter duas doses das que estão sendo oferecidas.

 

"Caso ela tenha só uma e vá à unidade de saúde, vai estar tomando a segunda. Caso ela não tenha nenhuma, vamos começar um esquema para ela. Tomando a primeira e com 30 dias a segunda dose", explicou.

 

Conforme o Ministério da Saúde, essa faixa etária registrou 1.729 casos da doença nos últimos 90 dias. Um dos motivos é que esses jovens não tomaram a vacina em nenhuma fase da vida ou não voltaram para aplicar a segunda dose necessária.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.