Cabelo branco: saiba por que os fios perdem a cor

Uma tendência que vem ganhando cada vez mais adeptas é ‘aposentar’ as tinturas de cabelo para assumir, de vez, os fios brancos.

Publicado em: 29 de Novembro de 2019
Autor: G1 — São Paulo
Fonte: Bem Estar

Uma tendência que vem ganhando cada vez mais adeptas é ‘aposentar’ as tinturas de cabelo para assumir, de vez, os fios brancos. Os brancos começaram a surgir aos 40 anos na cabeça da psicóloga Djane Tomé Sant’anna. Ela conta que abandonar a tintura foi muito além de uma questão estética.

Mulheres e cabelos brancos: polêmica que não acaba

“Comecei a perguntar assim: como é que eu sou? Como é que é a Djane embaixo dessa tinta? Meu processo de parar de pintar o cabelo foi mais ou menos por aí”. Ela também não ligou para os comentários. Aos 54 anos e há quase três sem tingir os cabelos, a psicóloga está feliz com a escolha que fez.

A contadora Jacilda Custódio escondia os fios desde os 35 anos. Aos 62 anos, resolveu assumir o branco. “Cansei. Tanta gente tem cabelo branco, convive com ele, não tem problema nenhum”.

E por que os brancos surgem na nossa cabeça? São dois motivos principais, como explicou a dermatologista e consultora do Bem Estar Márcia Purceli: a questão genética e o estresse oxidativo, causado pelo estresse emocional. Além disso, tem também o envelhecimento dos fios que, independentemente da cor, também muda a estrutura.

O envelhecimento deixa os fios mais finos, com menos volume, secos e com frizz. E, antes de ficarem brancos, os fios ficam acinzentados.

Como cuidar dos cabelos brancos?

Tome vitamina D (veja com o médico qual dose é indicada)

Tome vitamina do complexo B

Faça suplementação de aminoácidos de cabelo

Use hidratante e máscara de cabelo

Os cabelos brancos queimam com o sol e ficam amarelos. Por isso, é preciso proteger.

Use shampoo para cabelos brancos

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.