Carregar peso de forma errada pode provocar lesões

Você sabe como carregar a sua mochila, bolsa, sacola de supermercado? Veja as dicas.

Publicado em: 13 de Novembro de 2019
Foto Por: Divulgação
Autor: G1 — São Paulo
Fonte: Bem Estar

Como distribuir bem o peso das sacolas, bolsa, mochila, sem sobrecarregar a coluna? Ao carregar algo pesado, a nossa coluna não pode envergar, nem sofrer torções, pois sua estrutura não suporta esses movimentos. De acordo com o neurocirurgião Adriano Scaff, a coluna é como mola, que comprime e estende.

Má postura provoca desvios e dores na coluna

Maus hábitos podem prejudicar a sua coluna

VÍDEOS: Dor nas costas, coluna e postura

A dica ao carregar sacolas de supermercado é distribuir o peso nos dois braços. Jamais coloque o peso de um lado só do corpo. Alterne também o ombro onde você leva a bolsa. Mas e a mochila? Vale a mesma regra da sacola: distribuição do peso. Use sempre uma mochila de duas alças bem ajustadas.

Por que as crianças não devem levar mochila escolar nas costas?

Estudos apontavam que crianças podiam carregar mochilas com 5% a 10% do seu peso, sem prejuízos à coluna. Entretanto, Scaff explica que novos estudos mostraram que as crianças não devem carregar nada nas costas, pois a coluna ainda está em crescimento.

O ideal é usar a mochila de rodinha.

“O peso sobre os discos, articulações e ligamentos pode alterar o crescimento dessas estruturas ou gerar crescimento irregular, gerando dores nas costas da criança desde pequena”, alerta o neurocirurgião.

Nas costas das crianças apenas mochilinhas com uma muda de roupas ou brinquedinhos leves, mas nada de material escolar.

 

Ouça o podcast do Bem Estar

 

O Bem Estar agora tem um podcast. Toda quarta-feira um novo assunto sobre saúde e qualidade de vida.

Você pode ouvir Bem Estar no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts ou no aplicativo de sua preferência. Assine ou siga Bem Estar para ser avisado sempre que tiver novo episódio no ar.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.