Sábado,
25 de Junho de 2022

Diretoria de Assistência Farmacêutica da SES-TO participa 15º Congresso Internacional da Rede Unida

O congresso teve como grande objetivo de qualificação das equipes gestoras municipais ampliadas, e dos conselheiros municipais e estaduais

Autor: Bruno Lacerda/ Governo do Estado 

Fonte: Ascom

Publicado em 23 de Junho de 2022 (Atualizado Há 2 dias atrás)

Legenda: Dietas enterais e fórmulas em pó para crianças com alergia à proteína do leite de vaca. 

Autor da Foto: Divulgação

Na última semana a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) participou do 15º Congresso Internacional da Rede Unida. Os servidores da Diretoria de Assistência Farmacêutica apresentaram dois projetos 'Melhoria da qualidade da informação sobre pacientes que demandam fórmulas nutricionais especiais no estado do Tocantins - um relato de experiência' e 'Reorganização da Dispensa de Fórmulas Nutricionais Especiais no Estado do Tocantins'. 

Os projetos são frutos da experiência adquirida durante o ano de 2019 durante o processo de reorganização da dispensação de fórmulas nutricionais especiais. De forma afetiva colocou-se em pauta os desafios da rotina da área nutricional, e a preocupação com a população de casos menos observados, por exemplo, os pacientes que se alimentam por sondas em consequência de sequelas e enfermidades ou até mesmo os que possuem alergia a proteína do leite. 

Por meio de Távolas (momentos de troca de experiência com temática específica e convidados) os participantes colocaram em pauta temáticas muito importantes como a educação permanente em saúde e a inclusão no Sistema Único de Saúde (SUS) voltadas a população negra e também a população vulnerável.  

"Foi muito rica a troca de experiência com outros colegas, de vários estados com relação à rede de assistência à saúde, ao papel da gestão estadual no apoio às atividades da gestão municipal de saúde e à atenção básica, de como ainda temos tantas dificuldades em atender de forma integral nossa população mais vulnerável, apesar dos avanços, os últimos anos apresentaram desafios para uma atenção mais equânime", pontuou a nutricionista, Milena Alves de Carvalho Costa.

O congresso teve como grande objetivo de qualificação das equipes gestoras municipais ampliadas, e dos conselheiros (municipais e estaduais) de saúde visando o desenvolvimento de habilidades e competências com enfoque nos próximos quatro anos (2022-2025). 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Seu comentário aguardará aprovação antes de ser publicado no site

Sem Comentários