Sábado,
25 de Junho de 2022

ETSUS apresenta Experiência Exitosa no 15º Congresso Internacional da Rede Unida

O projeto tocantinense foi escolhido entre mais de 2.600 trabalhos para apresentação presencial

Autor: Governo do Tocantins

Fonte: Ascom

Publicado em 22 de Junho de 2022 (Atualizado Há 3 dias atrás)

Legenda: A equipe da Escola Tocantinense do SUS representou o Tocantins no Congresso

Autor da Foto: Divulgação

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) participou do 15º Congresso Internacional da Rede Unida, apresentando o 'Curso de Planejamento como Ferramenta de Gestão no Fortalecimento do SUS - Plano de Saúde', como experiência exitosa. A apresentação foi realizada pela equipe da Escola Tocantinense do SUS (ETSUS) e o projeto foi escolhido entre mais de 2.600 trabalhos para apresentação presencial, em mesa redonda no período de 16 a 19 de junho, em Vitória (ES).

O projeto tem o objetivo de qualificar as equipes gestoras municipais ampliadas e conselheiros municipais e estaduais de saúde visando o desenvolvimento de habilidades e competências específicas para elaboração e operacionalização do Plano de Saúde, sendo observado o tempo oportuno de construção deste instrumento que terá vigência de quatro anos (2022-2025).

"Os participantes do 15º Congresso se surpreenderam com o resultado do processo educacional, um curso que conseguiu ter o alcance de 58% dos planos de saúde de um Estado inteiro, dentro do prazo, dentro das normativas vigentes. Dos 139 municípios, 80 entregaram os planos de saúde e eles elaboraram esses planos dentro do curso", ressalta a técnica congressista Angelita kellen.

O 15º Congresso aconteceu no formato híbrido, uma parte presencial, e outra virtual, e se constitui como um evento de grande relevância no âmbito da Saúde Pública. O evento teve a participação de representantes de todo o Brasil, para compartilhamento de experiências e pesquisas em saúde com dinâmicas em roda de conversa, oportunizando uma troca de vivências com outros estados. Os trabalhos aprovados serão publicados nos anais do congresso.

"O que foi possível aprender deste momento é que a tecnologia de participação a distância é uma realidade no nosso meio, pois o congresso aconteceu de forma híbrida. Este formato híbrido, trouxe também uma novidade que foi o número de pessoas circulando pelo congresso, bem inferior aos congressos anteriores, exigindo dos participantes presenciais muita organização de seu tempo, a fim de estar presente nas Távolas e rodas de conversas e fóruns. A participação nestes congressos é sempre uma grande oportunidade de ampliar a sua network e discutir com outros profissionais as estratégias de ser fazer política pública de saúde no Brasil", afirma a técnica congressista Auri Gonçalves Sousa.

Rede Unida

A Associação Rede Unida é uma entidade internacional, sediada no Brasil, que articula projetos, instituições e pessoas interessadas na construção coletiva de sistemas de saúde públicos, de acordo com os princípios da universalização, equidade, participação social, respeito à diferença, preservação da natureza, e defesa da democracia.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Seu comentário aguardará aprovação antes de ser publicado no site

Sem Comentários