Gêmeos estimulam crianças que têm diabetes

Um dos temas abordados é a aplicação da insulina. Esse tipo de vídeo dá coragem para crianças que, como eles, precisam fazer a aplicação todos os dias.

Publicado em: 09 de Janeiro de 2020
Foto Por: Divulgação
Autor: G1 — São Paulo
Fonte: G1 — São Paulo

Os irmãos Douglas e Victor têm 10 anos e moram em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Os dois são diabéticos e acharam um jeito de ajudar outras crianças que têm diabetes.

Diabetes: os cinco erros mais comuns

Diabetes é uma doença silenciosa; entenda os tipos

 

Douglas descobriu a doença há três anos e meio. Já o diagnóstico do Victor veio no início de 2019.

 

“Quando teve o diagnóstico do Douglas, a gente sentiu falta de mostrar para eles que eles não eram os únicos. A gente procurou o Instituto da Criança com Diabetes, conhecemos algumas pessoas e todos tinham o mesmo relato: faltava um grupo para crianças se comunicarem, para crianças saberem que não eram as únicas. Então surgiu a ideia de gravar vídeos”, conta a mãe dos gêmeos Gabriela Feiden Silva.

 

Os vídeos são gravados em casa e a cinegrafista é a própria mãe. A ideia é simplificar a diabetes para a criançada. Sem sair do conforto do lar, a família está ajudando centenas de pais e de crianças diabéticas a lidarem com a doença.

 

Um dos temas abordados é a aplicação da insulina. Esse tipo de vídeo dá coragem para crianças que, como eles, precisam fazer a aplicação todos os dias. “Se ficar sem a insulina, pode ir para o hospital, aumentar muito a glicose ou morrer com a glicose alta. Eles fizeram a insulina para deixar a nossa vida melhor”, diz um dos gêmeos na gravação.

 

O que é diabetes

 

São dois tipos de diabetes – tipo 1 e tipo 2. A doença é causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina. A tipo 1 é genética, a pessoa nasce com essa predisposição. A tipo 2 é causada por má alimentação, obesidade, falta de atividade física.

 

A diabetes tipo 1 aparece na infância ou adolescência. Só que cada vez mais as crianças têm apresentado diabetes tipo 2.

 

Não tem como evitar a diabetes tipo 1, porque ela é genética. Já a tipo 2 pode ser evitada com bons hábitos.

 

Ouça o podcast do Bem Estar

 

O Bem Estar agora tem um podcast. Toda quarta-feira um novo assunto sobre saúde e qualidade de vida.

Você pode ouvir Bem Estar no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts ou no aplicativo de sua preferência. Assine ou siga Bem Estar para ser avisado sempre que tiver novo episódio no ar.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.