Segunda - Feira,
15 de Agosto de 2022

III Seminário de Vigilância em Saúde do Trabalhador será realizado nos dias 04 e 05

O evento online  terá como tema 10 anos da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora (PNSTT) no Tocantins

Autor: Estado do Tocantins

Fonte: Ascom

Publicado em 03 de Agosto de 2022 (Atualizado Há 2 semanas atrás)

Legenda: Seminário que discute a Política Nacional de Saúde do Trabalhador é realizado em Palmas.

Autor da Foto: Divulgação

A Secretaria de Estado da Saúde (SES – TO) realizará nos dias 04 e 05 de agosto, de forma online, o III Seminário Tocantinense de Vigilância em Saúde do Trabalhador: 10 anos da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora. O evento ocorrerá  pela manhã, das 8h30 às 12h30, e será transmitido de forma virtual pelo Youtube - canal da Escola Tocantinense do Sistema Único de Saúde Dr. Gismar Gomes (ETSUS), ligada à SES-TO  https://www.youtube.com/channel/UCOwka-JTm4jkUJ7vFJi8aFw/videos.

Segundo a  gerente da Saúde do Trabalhador da SES-TO, Magna Dias Leite, a participação é aberta a todos interessados, como os profissionais da saúde, trabalhadores do SUS estudantes, comunidade e trabalhadores em geral, sindicatos, movimentos e controle social e gestores do SUS. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdX-YiIAufOUpD5wwm17eBCyV6DThBG-7O6IjOs4ZxjHInKhw/viewform?usp=sf_link

"O seminário tem como objetivos apresentar o cenário nacional e estadual da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora (PNSTT); promover o diálogo, reflexões sobre cenários e perspectivas no desenvolvimento da PNSTT no Tocantins, sobretudo nas temáticas: Vigilância Epidemiológica em Saúde do Trabalhador; Vigilância de Ambientes e Processos de Trabalho e Rede de Atenção em Saúde do Trabalhador", disse a gerente.

O evento também se propõe a oportunizar aos participantes contribuir com proposições para cenários futuros para a continuação da implementação da Política da Saúde do Trabalhador para a população trabalhadora Tocantinense.

Política

A PNSTT completa 10 anos da sua publicação, entretanto a Saúde do Trabalhador surgiu na primeira Conferência de Saúde em 1986 e consta na Constituição Federal de 1988 dentro do artigo 200, que trata da saúde como dever do Estado e direito de todos, bem como a responsabilidade do SUS em executar ações de Saúde do Trabalhador.

Como estratégia de implementação criou-se em 2002 a Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (Renast), por meio da Portaria no 1.679/2002/GM, com objetivo de disseminar ações de saúde do trabalhador, articuladas às demais redes do SUS.

Já o Tocantins, em 2002, criou sob gestão estadual a área técnica em Saúde do trabalhador e passou a integrar a Renast com a implantação, entre 2004 e 2005, dos Centros de Referências em Saúde do Trabalhador (Cerest) – 01 de gestão e abrangência Estadual e 02 Regionais Palmas e Araguaína. Atualmente, o Cerest de Palmas tem abrangência municipal.

A programação completa do seminário, assim como as informações referentes às inscrições podem ser obtida na Gerência de Saúde do Trabalhador pelos telefones (63) 3218-3295; 3218-3379 e ou e-mail saudetrabalhadorto@gmail.com

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Seu comentário aguardará aprovação antes de ser publicado no site

Sem Comentários