Segunda - Feira,
19 de Abril de 2021

Mulher é diagnosticada com meningite viral em Palmas; segundo caso suspeito foi descartado

Meningite pode ser prevenida com vacinas

Autor: G1 Tocantins

Fonte: G1 Tocantins

Publicado em 20 de Janeiro de 2020 (Atualizado Há um ano atrás)

Legenda: Sem Legenda

Autor da Foto: TV Anhanguera/Reprodução

A Secretaria Municipal de Saúde informou neste domingo (19) que foi confirmado um caso de meningite viral em Palmas. A paciente trabalha em uma empresa de call center e está internada em um hospital particular da capital há 11 dias. Segundo a Semus, por se tratar da forma mais branda da doença, não é necessário isolamento da paciente ou bloqueio do ambiente de trabalho dela.

Um segundo caso suspeito, em outra funcionária do call center, foi descartado após exames. O diagnóstico para a segunda paciente foi de cefaleia.

A Semus destacou que a meningite viral tem características distintas da meningite bacteriana, que é a forma mais grave da doença e pode levar a morte. Segundo o prontuário da mulher internada, ela reagiu bem ao tratamento e deve ter alta médica nos próximos dias, sendo que já está livre do vírus.

Quanto aos demais trabalhadores da empresa, a Secretaria de Saúde disse que recomenta que eles mantenham as atividades normalmente. Disse ainda que uma equipe irá ao local nesta segunda-feira (20) prestar esclarecimentos e orientações aos colegas de trabalho da paciente.

A prefeitura disse ainda que além da paciente com diagnóstico confirmado neste domingo, não há registro de outros casos da doença em Palmas.

O que é a meningite?

As meninges são as membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. A meningite ocorre quando há uma inflamação desse revestimento, causada por micro-organismos, alergias a medicamentos, câncer e outros agentes.

Entre os agentes infecciosos, as meningites bacterianas e as virais são as mais importantes do ponto de vista da saúde pública e também as que causam mais preocupação, devido a sua magnitude, capacidade de causar surtos e, no caso da meningite bacteriana, devido à sua maior gravidade.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Seu comentário aguardará aprovação antes de ser publicado no site

Sem Comentários