Sábado,
04 de Dezembro de 2021

UBS da UFT realiza coleta para exame do HPV como parte do estudo de prevalência do papilomavírus no Brasil

Autor: Ascom

Fonte: Ascom

Publicado em 13 de Novembro de 2021 (Atualizado Há 3 semanas atrás)

Legenda: Sem Legenda

Autor da Foto: Divulgação

A Unidade Básica de Saúde (UBS) da UFT e mais outras três unidades no município de Palmas estão participando de um novo estudo de Prevalência do Papilomavírus Humano (HPV) no Brasil (POP-Brasil 2). O principal objetivo desse novo estudo é avaliar o impacto da vacinação contra o HPV no país. Para isso, a UBS da UFT, localizada no anexo da Biblioteca do Câmpus de Palmas, realizará, a partir do mês de dezembro, todas as quintas-feiras, das 8h às 17h, coleta para o exame HPV.

O público-alvo para o novo estudo é formado por homens e mulheres na faixa etária entre 16 e 25 anos, que já tenham tido relação sexual, considerando que o HPV é uma infecção sexualmente transmissível. Para o exame é necessário agendamento, que já está sendo feito por meio do telefone (63) 3229-4528; ou com Cristina, pelo celular (63) 98137-5341.

De acordo com a professora do curso de Enfermagem, Ana Edith, responsável pela coleta para a pesquisa na UFT, o exame é importante pois não é disponibilizado no SUS, e na rede privada tem um custo elevado. "Os exames serão enviados para o Rio Grande do Sul, e, após 60 dias, os pacientes poderão ter acesso ao resultado e, caso seja positivo, faremos o encaminhamento para a unidade de saúde específica de Palmas para o acompanhamento", destaca.

A UBS também estará oferecendo teste rápido de HIV e Sífilis. A coleta para os exames será realizada até julho de 2022. A pesquisa vai acontecer em 27 capitais brasileiras, assim como ocorreu no primeiro estudo realizado entre 2015 e 2017. A meta do estudo para a região Norte é atingir 410 participantes.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Seu comentário aguardará aprovação antes de ser publicado no site

Sem Comentários