Sábado,
18 de Setembro de 2021

Um cachorro-quente pode roubar 36 minutos de vida, aponta estudo

Autor: Redação RBS

Fonte: RBS

Publicado em 13 de Setembro de 2021 (Atualizado Há 6 dias atrás)

Legenda: Sem Legenda

Autor da Foto: Sem Autor

Certamente, não é novidade para ninguém que o cachorro-quente passa longe de ser um alimento saudável. Entretanto, você já parou para pensar em quanto tempo de vida o sanduíche pode te roubar?

Bem, pesquisadores da Universidade de Michigan fizeram isso. Eles analisaram mais de 5,8 mil alimentos presentes na dieta dos americanos e avaliaram quantos minutos de vida saudável esses pratos podem fazer uma pessoa ganhar ou perder.

Para fazer a análise, a equipe criou um índice que calcula em minutos os benefícios ou prejuízos associados a uma porção de um alimento. Este índice se baseia no estudo Global Burden of Disease (Carga Global de Doenças, em tradução livre).

POR EXEMPLO, 0,45 MINUTOS SÃO PERDIDOS A CADA GRAMA DE CARNE PROCESSADA CONSUMIDA OU 0,1 MINUTO É GANHO A CADA GRAMA DE FRUTAINGERIDA, EXPLICOU O AUTOR SÊNIOR DA PESQUISA E PROFESSOR DE CIÊNCIAS DE SAÚDE AMBIENTAL DA UNIVERSIDADE DE MICHIGAN, OLIVIER JOLLIET

Jolliet esclareceu ainda que ele e seus colegas analisaram a composição de cada comida e multiplicaram esses valores pelos perfis correspondentes dos alimentos que eles já tinham elaborado previamente.

O cachorro-quente

Um dos pratos que a equipe avaliou foi o cachorro-quente padrão servido no pão. Com seus 61 gramas de carne processada, o resultado foi uma perda de 27 minutos de vida saudável.

Já quando a estimativa também levou em conta a presença de sódio e gorduras trans, o total de tempo perdido foi de 36 minutos.

Por outro lado, como era de se esperar, alimentos como frutas, nozes, leguminosas e vegetais sem amido demonstraram ter efeitos positivos para a saúde.

O estudo dos pesquisadores da Universidade de Michigan foi publicado em agosto de 2021 na revista científica Nature Food. Mas, o que ele aponta não é exatamente novidade: outro estudo havia afirmado que uma pessoa perde 15 minutos de vida a cada salsicha que consome.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Seu comentário aguardará aprovação antes de ser publicado no site

Sem Comentários