Campanha de vacinação contra o sarampo é prorrogada em Gurupi

Meta da ação é vacinar todos os moradores com com idade entre 20 e 49 anos.

Publicado em: 31 de Julho de 2020
Foto Por: Divulgação/Prefeitura de Gurupi
Autor: G1 Tocantins
Fonte: G1 Tocantins
Campanha de vacinação foi prorrogada em Gurupi

A campanha de vacinação contra o sarampo foi prorrogada em Gurupi, município da região sul do Tocantins. De acordo com a Prefeitura da cidade, agora os moradores têm até o dia 31 de agosto para garantir a imunização. A meta é vacinar toda a população com idade entre 20 e 49 anos.

 

A Secretaria Municipal de Saúde de Gurupi disse que estendeu o prazo por recomendação do Ministério da Saúde (MS).

 

Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade têm salas de vacinação e o morador deve procurar o posto referente ao bairro que mora, levando o cartão de vacina. As unidades ficam abertas de segunda a sexta-feira, das 7h às 14h.

 

Imunização

O sarampo é uma doença grave que pode deixar sequelas por toda a vida ou causar morte. De acordo com o Ministério da Saúde, a transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por via aérea, ao tossir, espirrar, falar ou respirar. A doença é tão contagiosa que um paciente pode transmitir para 90% das pessoas próximas que não estejam imunes.

 

A transmissão pode ocorrer entre 4 dias antes e 4 dias após o aparecimento das manchas vermelhas pelo corpo. A vacina é a única maneira de evitar que isso aconteça. A Tríplice Viral além de proteger contra o sarampo, também protege contra a rubéola e caxumba.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.