CAPS III de Gurupi inicia projeto "Como vai Você? Cuidando de quem cuida"

Publicado em: 19 de Setembro de 2020
Foto Por: Lino Vargas/Secom
Autor: Ascom
Fonte: Ascom

Na manhã desta sexta-feira (18), a Secretaria Municipal de Saúde por meio da equipe do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Dra. Sandra Nascimento, realizou a primeira etapa do projeto "Como vai você? Cuidando de quem cuida". A ação faz parte da programação da campanha Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio.

 

De acordo com a coordenadora do CAPS, Thalita Gomes, a equipe do CAPS está visitando em domicílio os usuários da unidade e seus cuidadores, oferecendo um kit com máscaras de tecido, folheto promocional de valorização a vida com informações e telefones úteis, e um frasco de álcool em gel doado pelo curso de química ambiental da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus de Gurupi.

 

Inicialmente, serão 42 usuários do regime de assistência não intensivo alcançados pela ação. "Na etapa inicial estamos indo ao domicílio dos usuários pra fazer uma roda de conversa com os pacientes e seus cuidadores, com objetivo de promover o autocuidado e a valorização da vida, seguindo proposta do Ministério da Saúde para a campanha setembro amarelo", explicou Thalita.

 

"Na ocasião da visita também são observadas às necessidades e vulnerabilidades sociais, e às famílias mais vulneráveis temos entregado cestas básicas com o apoio do programa Mesa Brasil", completou a coordenadora.

 

A primeira etapa de visitas aos domicílios irá até o final do mês de setembro. A segunda etapa do projeto, prevista para o mês de outubro será direcionada as Unidades Básicas de Saúde, onde a equipe irá promover ação comunitária de cuidados em saúde mental.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.