Quarta - Feira,
21 de Abril de 2021

Conab aponta que excesso de chuvas prejudica colheita da soja no Tocantins

A nível nacional, é esperada uma safra recorde do grão, que é o principal produto agrícola do estado. Levantamento de safra indica que a umidade fez com que parte do que foi colhido acabasse mofando.

Autor: G1 Tocantins

Fonte: G1 Tocantins

Publicado em 06 de Abril de 2021 (Atualizado Há 2 semanas atrás)

Legenda: Excesso de chuva prejudicou a colheita da soja no Tocantins

Autor da Foto: Adapec/Divulgação

A colheita da soja, o principal produto agrícola do Tocantins, acabou ficando prejudicada no começo do ano por causa do excesso de chuvas no estado. A informação consta no boletim de março da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que divulga relatórios mensais da situação da safra brasileira.

Segundo a Conab, os grãos que foram colhidos no período apresentaram umidade entre 25% e 30%, o que é considerado excessivo. Em alguns casos, a soja veio mofada e a própria companhia afirma que houve casos de lavouras inteiras perdidas por causa do volume de chuvas.

O levantamento aponta ainda que onde foi possível realizar a colheita, a produtividade média ficou entre 50 e 55 sacas de soja colhidas em cada hectare.

Mesmo com a situação, a expectativa para o ano é de uma safra recorde. Ainda não está claro como deve ficar o cenário econômico, já que a maior parte da soja é exportada. Por causa do envio para fora do país, o produto é negociado em dólar e a moeda passa por grande volatilidade em função da crise mundial por causa da pandemia.

A Conab informou que na Bolsa de Chicago, um dos principais indicadores mundiais para o preço da commodity, houve alta de 0,54% na cotação entre janeiro e maço. Apesar do maior comprador de produtos tocantinenses ser a China, a alta da soja, pela avaliação da Conab, está relacionada a demanda pelo produto no mercado dos Estados Unidos. Resultados negativos em safras anteriores teriam prejudicado os estoques dos produtos, elevando os preços.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Seu comentário aguardará aprovação antes de ser publicado no site

Sem Comentários