Coren/TO faz balanço das ações realizadas durante o ano de 2020

Publicado em: 29 de Dezembro de 2020
Foto Por: Divulgação
Autor: Ascom
Fonte: Ascom

O ano de 2020 foi atípico. Todo o mundo foi pego de surpresa por um vírus desconhecido. Com a pandemia da Covid-19, os profissionais da Enfermagem tiveram que trabalhar, incansavelmente, na linha de frente do combate à doença. Preocupado com os profissionais, o Conselho Regional de Enfermagem do Tocantins buscou durante todo o ano garantir condições dignas para um trabalho eficiente, eficaz e seguro na assistência ao paciente.



O Conselho, através do Departamento de Fiscalização, esteve presente na maioria dos municípios tocantinenses e acompanhou todas as demandas dos profissionais quanto às condições de trabalho. Realizou a entrega de equipamentos de proteção individual, como máscaras, em todas as unidades de saúde e hospitais do Estado, principalmente os de referência ao atendimento a pacientes com Covid-19. Além disso, dialogou com representantes políticos e sindicatos representativos na intenção de evidenciar a importância da Enfermagem para assistência de saúde à sociedade e a necessidade de valorização salarial.



A pandemia, além de afetar a saúde, ocasionou uma grande crise econômica. Por isso, o Coren-TO decidiu conceder descontos para pagamento da anuidade 2020, realizou o abatimento de multas e juros para a regularização de débitos e congelou o valor da anuidade por dois anos consecutivos (2020-2021). Além disso, para ajudar os profissionais desempregados, criou um Banco de Currículos para auxiliar a inserção dos profissionais no mercado de trabalho.



A tecnologia, aliada neste período pandêmico, além de aproximar as pessoas, serviu como um grande meio de disseminação de informação. Pensando nisso, O Coren-TO disponibilizou em seu site institucional informações primordiais sobre os cuidados, orientações e manejo clínico à pacientes acometidos pela Covid-19, além de cursos online de aperfeiçoamento e atualização. Melhorou ainda todo o atendimento virtual para sanar dúvidas, receber sugestões, reclamações e denúncias, realizar negociações, emitir boletos e facilitar o envio de documentos para emissão de carteira de identidade profissional.



Uma das grandes conquistas, fruto de muito trabalho do Coren-TO, foi o Mestrado Profissional em Enfermagem. A Universidade Federal do Tocantins (UFT), a Universidade Estadual Paulista (Unesp) e o Coren-TO, em parceria, foram contemplados, por meio de um projeto de pesquisa pelo Edital Capes/Cofen 28/2019. O mestrado, cujo edital já foi publicado, vai promover o aperfeiçoamento dos profissionais de enfermagem que atuam na assistência direta ao paciente e, consequentemente, propiciar melhorias na assistência à saúde.



“Foi um ano de grandes desafios para todos nós. O Conselho esteve ao lado dos profissionais de Enfermagem durante todos estes meses. Continuaremos o nosso trabalho em 2021, buscando sempre melhorias para a nossa categoria. Que 2021 seja um ano de muitas realizações, e, principalmente de muita saúde”, enfatizou a presidente do Coren-TO, Emília Maria Miranda.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.