Segunda - Feira,
19 de Abril de 2021

Detran na Faixa é transformado em ação permanente em Gurupi

Autor: Luiz Henrique Machado

Fonte: Ascom

Publicado em 28 de Fevereiro de 2018 (Atualizado Há 3 anos atrás)

Legenda: Sem Legenda

Autor da Foto: Divulgação

A resposta positiva dos pedestres e também dos condutores ao Projeto Detran na Faixa, levou a coordenação do Polo de Fiscalização de Trânsito de Gurupi a adotar as ações como prática permanente na cidade.

Para Simone Machado, coordenadora do órgão, a permanência é uma resposta à cobrança dos próprios moradores como um todo, que veem nisso um trânsito mais seguro e humanizado.

Com a inserção do projeto à rotina dos agentes de trânsito, três vezes por semana haverá Detran na Faixa em Gurupi, somando-se com as atividades como Ponto Base e o Patrulhamento.

"O projeto nasceu da necessidade de mudar o hábito cultural em nosso município, onde motoristas e pedestres ainda não faziam o uso correto da faixa de pedestre", explicou Simone Machado.

Simone relata que os reflexos positivos foram percebidos já na primeira vez que os agentes foram para as faixas.

"Na primeira semana de trabalho realizado, tivemos a oportunidade de vivenciar a reação positiva, o contentamento do pedestre em ser respeitado em seu direito de ir e vir, e do motorista ao perceber que existe uma autoridade no trânsito para fazer com que se tenha um trânsito mais humano e seguro para todos. Nós todos, enquanto pedestres e condutores, somos o trânsito", completou a coordenadora.

Durante a realização do Projeto, foram muitos os casos de pedestres atravessando as ruas fora da faixa. Mas com os agentes por perto, a orientação para a travessia de forma correta ocorria de imediato, segundo contou Simone.

 "As pessoas se desculpavam e reconheciam que isso ainda é um costume local, mas com nossa orientação elas viam a importância da permanência com o novo hábito. Os pedestres se sentiam cuidados ao verem os agentes por perto orientando para a travessia na faixa, enquanto os motoristas também eram orientados a respeitar a legislação para esse caso, com os pedestres tendo prioridade no local. Foi muito gratificante para a equipe inteira perceber essa resposta e isso vai ser nosso carro-chefe a partir de agora, porém, não queremos que esse respeito seja vinculado apenas à nossa presença na faixa, mas uma nova postura de todos", disse Simone.

As faixas de pedestres compunham a sistema de sinalização de trânsito de Gurupi há anos e estão em vários endereços.

 Contudo, o ato de usá-la corretamente é que precisava de uma orientação mais ostensiva. A promessa do Polo de Fiscalização é de que isso seja rotina no dia a dia dos agentes e, em breve, também na vida da população.

"Isso precisa a fazer parte do costume das pessoas, ou seja, que não haja a necessidade de haver um agente na faixa para que o pedestre e o motorista cumpram com suas obrigações. Queremos um trânsito constantemente seguro em Gurupi e cada um tem papel importante nisso", destacou Simone.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Seu comentário aguardará aprovação antes de ser publicado no site

Sem Comentários