Gurupi participa do 1º encontro regional de municípios que compõem as Bacias Hidrográficas dos rios Santo Antônio e Santa Tereza

Publicado em: 04 de Setembro de 2020
Foto Por: Divulgação
Autor: Ascom
Fonte: Ascom
1º encontro regional

A secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente de Gurupi está participando do primeiro encontro regional de municípios que compõem as Bacias Hidrográficas dos rios Santos Antônio e Santa Tereza.

 

O encontro, que está sendo realizado por meio de plataforma digital, iniciou na manhã desta quinta-feira, 3, e encerrará nesta sexta, 4.



O encontro é promovido pelo Comitê das Bacias Hidrográficas dos rios Santo Antônio e Santa Tereza (CBHSAST), com o objetivo de integrar os municípios que fazem parte do CBHSAST para uma gestão das águas de forma participativa e descentralizada e, mostrar para a sociedade a efetiva sustentabilidade dos recursos hídricos.



Uma das pautas do evento é a discussão sobre os compromissos e responsabilidades dos municípios pertencentes ao CBHSAST, para que possam otimizar as ações de preservação da qualidade e quantidade das águas e a partir disso aprimorar as ações do Comitê.



Cada município integrante terá espaço para apresentar seus planos de ação, programas, e compartilhar suas experiências. Gurupi está sendo representado pela diretora de Meio Ambiente e Presidente do Comitê de Bacias, Asafe Gomes. Sua palestra terá início às 16h desta sexta (4).  



Segundo Asafe, o evento vem com o intuito de fazer um diagnóstico das ações que vem sendo realizadas, positivas e negativas, as dificuldades dos municípios no que tange a preservação do meio ambiente, principalmente na área de recursos hídricos, na proteção dos seus mananciais, bem como mostrar o que vem acontecendo positivamente referente a educação ambiental, e principalmente reduzir os conflitos relacionados ao uso da água, por meio do auxílio do colegiado do comitê, e por fim, para dar conhecimento à sociedade sobre as ações que vem sendo realizadas em cada município.  


A secretária executiva do CBHSAST e professora da UFT, Maria Cristina Coelho, também falou da importância do evento.

 

"A integração e compartilhamento de ações efetivas na gestão das águas, fomenta a discussão e possibilita que os municípios pertencentes aos Comitês de Bacias Hidrográficas identifiquem as oportunidades e desafios para a promoção da gestão integrada das águas. Além disso, integrar todos os organismos e segmentos que compõem e participam do CBHSAST, sejam públicos ou privados, é uma das nossas preocupações, como também, discutir os cenários futuros referentes aos recursos hídricos no Estado do Tocantins, para que metas e diretrizes para a efetivação das políticas públicas ligadas à água em interface com o desenvolvimento sejam estabelecidas", disse



O evento é gratuito, aberto para todos os públicos, e pode ser acessado por meio do link:  https://www.even3.com.br/1erdmpac2020/. As inscrições serão aceitas até o final desta quinta-feira.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.