Instaladas barreiras sanitárias nas entradas de Tocantínia para prevenir a disseminação do novo coronavírus

Publicado em: 11 de Julho de 2020
Foto Por: Edvaldo Xerente/Ascom-Tocantínia
Autor: ​Ascom/Tocantínia
Fonte: ​Ascom/Tocantínia

A Prefeitura de Tocantínia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), implementou nesta sexta-feira (10), mais uma ação de combate ao avanço do novo coronavírus no município. Instalou quatro barreiras sanitárias nas principais vias de acesso a cidade.

 

A medida foi tomada para prevenir a disseminação da Covid-19. Durante abordagem, os profissionais de saúde vão medir a temperatura e coletar dados das pessoas através do questionário e orientar sobre o uso obrigatório de máscara.

 

As barreiras foram instaladas nas saídas de Palmas, Aparecida do Negro, Pedro Afonso e no porto da balsa que dar acesso a cidade de Miracema do Tocantins. Todas as barreiras vão funcionar das 6h às 18h. A ação tem como objetivo para identificar a situação das pessoas que estão entrando ou saindo da cidade.

 

O Prefeito Manoel Silvino (SD), esteve presente na barreira implantada na saída de Palmas, deu orientações de abordagens dos motoristas para os agentes de saúde e segurança.

 

E destacou que a medida de instalação das barreiras sanitárias é para minimizar os impactos sociais e econômicos foi tomada em conjunto com o Comitê do Enfrentamento da Covid-19, criada no município para tratar de assuntos pertinentes ao combate do coronavírus. Silvino ressaltou que para atender a demanda foram necessárias de contratações temporárias de profissionais de saúde, auxiliar técnico e segurança para atuar especificamente nas barreiras.

 

"Antes da contratação todos os candidatos passaram pelo teste rápido da Covid-19 para a segurança de saúde e receberam orientações necessárias para atuação durante o trabalho de abordagem" explicou Silvino.

 

A secretária de Saúde, Maria Zenite Cardoso, pontuou que as barreiras são de extrema importância, pois as equipes vão conscientizar os motoristas e passageiros dos veículos sobre o uso obrigatório de máscaras durante a permanência na cidade. E a medição de temperatura pode detectar condições anormais dos integrantes antes de entrar na cidade, estes podendo ser conduzida até a unidade de Saúde, destacou Zenite.  

 

Teste da Covid-19

Foram submetidos a realizar o teste rápido de Covid-19 todos os candidatos que se inscreveram para trabalhar nas barreiras sanitárias durante a pandemia ao Coronavírus.  O objetivo do teste é garantir a saúde dos agentes e das pessoas em trânsito que foram abordadas durante a ação.

 

Orientação

As equipes que vão atuar em quatro barreiras sanitárias instaladas em Tocantínia receberam orientações do médico da Unidade Básica de Saúde, Dr. Pedro Sardinha, sobre o uso adequado de equipamentos de proteção individual (EPI) e o descarte correto de materiais descartados após a utilização como: a luva e a gorra.

 

Na abordagem de pessoas em barreiras, a orientação é fazer a coletas de dados e medição de temperatura. Nos casos suspeitos a recomendação é encaminhar o paciente para a Unidade Básica de Saúde da cidade, onde será avaliado pelos profissionais da unidade.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.