Instituições de Ensino Superior de Gurupi receberão equipamentos laboratoriais para análise de alimentos

Publicado em: 19 de Março de 2018
Foto Por: Lino Vargas/Secom
Autor: Ascom
Fonte: Ascom

Nesta sexta-feira (16), foram assinados no gabinete do Prefeito de Gurupi Laurez Moreira, os termos de cessão de equipamentos laboratoriais que serão destinados às três Instituições de Ensino Superior de Gurupi: Centro Universitário UnirG, Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Instituto Federal do Tocantins (IFTO).

Os equipamentos servirão para estruturar os laboratórios vocacionais das três instituições que serão vinculados aos Laboratórios Nacionais Agropecuários (LANAGROS) do Ministério da Agricultura, para análise de alimentos de origem animal e vegetal para consumo humano e de nutrição animal.

"Temos que aproveitar nosso potencial produtivo, aproveitar a matéria prima que nós temos e melhorar a sua qualidade, esses laboratórios irão contribuir com o fortalecimento da nossa cadeia produtiva e não só Gurupi ganha com isso, mas toda a região Sul", afirmou o Prefeito Laurez Moreira.  

Os equipamentos foram adquiridos pela Prefeitura de Gurupi por meio do Programa Inova Gurupi, com captação de R$ 1 milhão, recurso destinado a partir de emenda parlamentar da senadora Kátia Abreu, quando era Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

"Todos os produtos de origem animal e vegetal artesanais ou industriais precisam passar por um laboratório técnico científico para análise de qualidade, isso é obrigado por Lei pelo Ministério da Agricultura. Esses laboratórios na UnirG, UFT e IFTO vão viabilizar a vinda de empresas para Gurupi, pois o Brasil atualmente tem uma demanda muito grande para ser atendida por esses laboratórios de análise. Os alimentos que seriam analisados no LANAGRO de Goiás passarão a ser analisados em Gurupi", destacou a Senadora Kátia Abreu.

A Coordenadora do Programa Inova Gurupi Adriana Terra destacou a importância dos laboratórios para o desenvolvimento da região Sul do Estado.

"Os laboratórios vocacionais vão atender a demanda produtiva local, melhorar a qualidade dos alimentos produzidos aqui e aumentar a produtividade, gerando emprego e renda. Isso só é possível quando os gestores públicos apoiam políticas públicas de desenvolvimento local com base em atividades de ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo", disse.

A Secretária Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação Keila Iwasse destacou a parceria entre poder público e academia para o desenvolvimento de Gurupi.

"Gestores municipais, professores e coordenadores das academias, todos tem se empenhado em pesquisas e políticas públicas para o desenvolvimento local, buscando cada vez mais recursos para serem investidos na área de ciência, tecnologia e inovação", afirmou.

Representando as instituições de ensino superior, estiveram presentes a Reitora do Centro Universitário Unirg Lady Sakay, o Diretor do IFTO em Gurupi Marcelo Terra e o Professor Alex Fernando representando o Diretor da UFT em Gurupi Gil Santos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.