Instituto de identificação lança serviço que permite a pesquisa online de documentos perdidos

A ideia é evitar transtornos para o cidadão e despesas com a emissão de uma segunda via de documentos pessoais perdidos ou extraviados.

Publicado em: 20 de Outubro de 2020
Foto Por: Divulgação/SSP
Autor: G1 Tocantins
Fonte: G1 Tocantins
Documentos perdidos ou extraviados podem ser consultados em plataforma online

Um novo serviço oferecido pelo Instituto de Identificação permite que o morador do Tocantins cadastre e pesquise, de forma virtual, os documentos perdidos ou extraviados. O objetivo é minimizar os transtornos ao cidadão e evitar que ele tenha despesas com a emissão de uma segunda via de carteiras de identidade.

 

Na prática, qualquer pessoa que tenha perdido seus documentos poderá consultar de forma online a localização dele. Mas, o documento somente estará no cadastro se houver sido entregue nas Delegacias de Polícia Civil, Núcleos de Atendimento e Postos de Atendimento do Instituto de Identificação ou órgãos parceiros em todo o Estado.

 

Para resgatar o documento, o cidadão terá que acessar o sistema. Se o documento estiver registrado na Plataforma de Atendimento de Perícia e Identificação (PAPI), o sistema informará em qual unidade ele estará disponível para ser retirado.

 

O serviço de pesquisa online de documentos extraviados é gratuito e já está disponível no site da Segurança Pública, na aba “Instituto de Identificação online”, localizada no menu à direita da página. Basta clicar e ir no item “documentos encontrados”.

 

O serviço ora implantado amplia os recursos já disponibilizados pelo sistema PAPI e reduzirá o número de atendimentos por este serviço.

 

A diretora de Papiloscopia do Instituto de Identificação, Naídes Cesar Silva explicou que a ideia do sistema aconteceu porque a maior demanda do órgão é por emissão de segunda via de Carteira de Identidade. “Dessa forma podemos ajudar o cidadão a economizar o dinheiro que iria usar para pagar uma segunda via e evitar transtornos vivenciados pela perda de documentos”.

 

Parceiros

Órgãos de fácil conhecimento e acesso de qualquer cidadão estão sendo convidados pela Superintendência da Polícia Científica da SSP-TO para serem parceiros do serviço. O objetivo é que eles recolham estes documentos extraviados e encaminhem aos núcleos e Postos Avançados de Identificação do Estado.

 

As Delegacias de Polícia Civil, Núcleos e Postos de Atendimento do Instituto de Identificação também receberão esses documentos extraviados. Segue abaixo relação das unidades onde os documentos recuperados poderão ser entregues pelas entidades e órgãos parceiros.

  1. Delegacias de Polícia Civil
  2. Núcleos e Postos de Identificação:
  • Palmas: 202 Norte, Av. NS 2, Conj. 2, Lts 1 e 2. Plano Diretor Norte, CEP: 77.006-220
  • Alvorada: Avenida JK, nº 605, Centro - CEP 77.480-000
  • Araguatins: Rua Nero Macedo, nº 620-A, Centro - CEP 77.950-000
  • Araguaína: Avenida Parnaíba, nº 1611, Centro - CEP 77.803-110
  • Araguaína ("É pra já"): NIC Rosa Lúcia Ferreira Jorge 3421-4473 Avenida Cônego João Lima, nº 470, Setor Urbanístico - CEP 77.804-970
  • Araguaína (Detran): Avenida Perimetral, S/N, Setor Santa Luzia - CEP 77.808-500
  • Arraias: Rua Independência, Casa 01, Centro - CEP 77.330-000
  • Augustinópolis: Rua João Heitor Costa, nº 111, Centro - CEP 77.960-000
  • Colinas do Tocantins: Rua Goianésia, nº 324, Centro - CEP 77.760-000
  • Dianópolis: Rua José Pitágoras Rodrigues de Melo, nº 135, Setor Nova Cidade - CEP 77.300-000
  • Figueirópolis: Avenida Bernardo Sayão, nº 1445, Centro - CEP 77.465-000
  • Goiatins: Avenida 1º de Janeiro, S/N, Centro - CEP 77.770-000
  • Guaraí: Rua 01, nº 1613, Centro - CEP 77.700-00.

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