Instituto de meteorologia emite alerta de chuvas intensas para o Tocantins; confira

Previsão do Inmet é de que as chuvas sejam acompanhadas de ventos fortes. Também deve chover em Rondônia, Mato Grosso e parte de Goiás.

Publicado em: 22 de Setembro de 2020
Foto Por: Reprodução/Inmet
Autor: G1 Tocantins
Fonte: G1 Tocantins
Área amarela traz previsão de chuva para quatro estados

Um alerta de chuvas intensas foi emitido nesta segunda-feira (21) pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para grande parte do Tocantins. A previsão segue até esta terça-feira (22) e vale para o norte, sudeste, sul e oeste do Tocantins, além da região central.

 

Segundo o Inmet é esperado um volume de até 50 milímetros por dia, com ventos que podem variar de 40 a 60 km/h. Além do Tocantins, o alerta de chuvas fortes também vale para Rondônia, Mato Grosso e parte de Goiás.

 

O professor José Luiz Cabral, do Núcleo de Meteorologia da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), explica que o Tocantins está entrando no período de transição e as chuvas devem ficar mais frequentes.

 

"Essas chuvas são intensas pela possibilidade de ocorrer em forma de pancadas de chuvas. Estamos na transição e com a chegada oficial da primavera, a partir de amanhã, teremos mais chances e chuvas. Elas ficam mais frequentes", explicou.

 

Apesar da expectativa pela chegada do período chuvoso, para aliviar o calorão dos últimos dias, o alerta do Inmet serve justamente para que a população fique atenta aos riscos das chuvas intensas. Em Palmas, já são 115 dias sem chover.

 

Veja as recomendações:

  • Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
  • Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
  • Em caso de risco ou acidentes entre em contato com a Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.