Domingo,
18 de Abril de 2021

Jovens empreendem cada vez mais no Tocantins

Jovem abriu empresa aos 21 anos

Autor: G1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins.

Publicado em 28 de Fevereiro de 2018 (Atualizado Há 3 anos atrás)

Legenda: Sem Legenda

Autor da Foto: TV Anhanguera/ Reprodução

Empreender está ficando cada vez mais comum entre os jovens do Tocantins. Segundo o Sebrae, dos mais de 48 mil empreendedores individuais, quase 12 mil têm entre 18 e 30 anos, no estado.

Levando em consideração apenas a capital, quase três, em cada dez empreendedores individuais registrados em Palmas, têm menos de 30 anos.

A empresária Taynara de Araújo abriu uma empresa aos 21 anos. Contadora por formação, há cinco anos ela administra uma prestadora de serviços de dedetização.

"Eu vi uma oportunidade de negócios uma vez que meu pai já entendia da parte operacional. Com a faculdade, eu comecei a entender da parte burocrática. Arriscamos e graças a Deus, deu certo''.

A empresa tem sete funcionários e Taynara já pensa em abrir a primeira filial.

Ela lembra dos desafios no início do negócio.

"O respeito, a questão da idade, as pessoas não dão credibilidade. Com o tempo e competência todo mundo passa a olhar com outros olhos um jovem"

Para o Sebrae, investir no próprio negócio, em qualquer fase da vida, exige planejamento. No caso dos jovens, a pouca experiência e conhecimento, pode ser o maior desafio.

"As pessoas precisam se preparar para abrir um negócio. Isso implica em fazer um plano, estudar o mercado, quem são os clientes, que preço vai praticar, o quanto as pessoas estão dispostas a pagar. Precisa conhecer gestão tributária e de pessoas. Ou seja, um leque de conhecimentos e características que precisam amadurecer para ter maior possibilidade de sucesso. Não basta ser apaixonado pelo produto que criou, que quer vender ou pelo serviço", orienta o gerente Sebrae no Tocantins Roberto Moraes.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Seu comentário aguardará aprovação antes de ser publicado no site

Sem Comentários