Segunda - Feira,
15 de Agosto de 2022

Mais de 250 pessoas são diagnosticadas com HIV este ano no Tocantins

Dados da Secretaria Estadual da Saúde apontam também que 73 pessoas foram identificadas com Aids, doença infectocontagiosa já desenvolvida pelo organismo humano, para a qual ainda não existe cura.

Autor: g1 Tocantins e TV Anhanguera

Fonte: g1 Tocantins e TV Anhanguera

Publicado em 02 de Dezembro de 2021 (Atualizado Há 9 meses atrás)

Legenda: O teste de detecção do vírus da Aids é simples e rápido

Autor da Foto: Marcos Vinícius/Prefeitura de Palmas

Dados da Secretaria Estadual da Saúde apontam que 258 tocantinenses foram diagnosticados com o vírus HIV, no período de janeiro a novembro deste ano.

Conforme o levantamento, outras 73 pessoas foram identificadas com a Aids, doença infectocontagiosa já desenvolvida pelo organismo humano, para a qual ainda não existe cura.

Viver com o HIV é diferente de ter Aids. HIV é a sigla em inglês para vírus da imunodeficiência humana. Ele ataca principalmente células do sistema de defesa chamadas CD4 e torna o ser humano mais vulnerável a outros vírus, bactérias e ao câncer. No entanto, a maioria das pessoas que têm HIV não têm Aids porque no Brasil o tratamento com remédios chamados antirretrovirais é universal e acessível pelo SUS.

Apenas as pessoas que não se tratam ou sofrem algum tipo de problema na terapia não conseguem reduzir essa replicação e desenvolvem Aids, que a síndrome da imunodeficiência adquirida, um conjunto de sinais e sintomas relacionados à falência do sistema de defesa, caracterizada por uma série de infecções oportunistas e câncer.

LEI TAMBÉMHIV e Aids: qual a diferença?

Nesta quarta-feira (1º) quando se comemora o Dia Mundial da Luta Contra a Aids, a Secretaria de Estado da Saúde reforçou a importância da Testagem Rápida do HIV, como também, do uso dos preservativos para a prevenção do HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

Os testes rápidos estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde da maioria dos municípios do Estado e nos Serviços de Assistência Especializada (SAE) em Araguaína, Palmas, Paraíso do Tocantins, Porto Nacional e Gurupi, bem como nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) em Araguaína e Palmas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Seu comentário aguardará aprovação antes de ser publicado no site

Sem Comentários