Material pedagógico para aulas remotas está sendo entregue em escolas da rede estadual

Primeira etapa da retomada vai atender estudantes do 3º ano do ensino médio. Conteúdo também está disponível pela internet; veja o cronograma de retomada do ano letivo.

Publicado em: 30 de Junho de 2020
Foto Por: Reprodução/TV Anhanguera
Autor: G1 Tocantins.
Fonte: G1 Tocantins.
Estudante recebendo conteúdo pedagógico para estudar em casa

Estão sendo entregues nas unidades escolares de todo o estado os materiais pedagógicos para retomada remota das aulas na rede estadual de ensino. Essa primeira etapa da volta às aulas está sendo de forma remota, mas as aulas presenciais devem recomeçar a partir de agosto. A entrega dos materiais é para beneficiar quem não tem acesso à internet, pois os conteúdos também estão disponíveis em um site criado pela Secretaria de Educação.

 

Veja os dados do último boletim de Covid-19 no estado.

Os kits que estão sendo entregues têm todo o conteúdo trabalhado na semana e um roteiro das aulas. O ensino de forma remota deve seguir até o fim de julho para aproximadamente 17 mil estudantes da 3ª série do ensino médio.

 

A retomada do ano letivo deixou estudantes aliviados. "Eu estava fazendo tudo sozinha mesmo, fazendo minhas anotações e assim eu estava em casa. Aí quando recebi a notícia de que ia começar assim, não presencial, a gente conseguindo fazer de casa eu fiquei muito feliz", disse a estudante Silvania dos Santos.

 

Os alunos que não têm acesso à internet e moram na cidade terão que fazer a retirada do material na escola. Os da zona rural, vão receber o conteúdo impresso por meio do transporte escolar em cada comunidade.

 

"Não é um conteúdo igual para todos porque cada escola que sabe onde o seu aluno parou no conteúdo e ele vai dar prosseguimento a partir disso para os alunos da 3ª série do ensino médio, que são quase 17 mil alunos na rede, de forma que eles não percam o ano letivo", disse a superintendente de educação básica Amanda Costa.

 

Os estudantes serão acompanhados e avaliados pelos professores. "Essas atividades os meninos realizam e automaticamente os professores estão acompanhando quem está acessando, quem está realizando, assim como a coordenação também", comentou a diretora de escola Márcia Eline Lima.

 

Aulas presenciais

 

As aulas presenciais estão previstas pra retornar no dia 3 de agosto. A previsão da Secretaria da Educação é que as turmas da 3ª série do ensino médio sejam as primeiras a retornar. O cronograma está sendo ajustado de acordo com os números da pandemia no estado e o retorno das atividades presenciais será feito por revezamento.

 

"Todos os nossos alunos vão concluir, não perderão o ano letivo. Para a terceira série estamos garantindo que termine ainda dentro do ano civil de 2020. Os demais nós vamos gradativamente terminando porque esses alunos vão continuar na rede estadual no ano que vem. Então, nenhum deles terá o ano perdido e podem ficar tranquilos", disse a superintendente de educação básica, Amanda Costa.

 

Se não ocorrerem mudanças o ano letivo de 2020 deve terminar em 31 de janeiro de 2021 e o novo ano letivo começar em fevereiro de 2021. A retomada das aulas deve seguir o seguinte cronograma:

  • 3 de agosto - início das aulas presenciais para 50% dos estudantes da 3ª série do Ensino Médio
  • 10 de agosto - revezamento com os outros 50% dos estudantes da 3ª série do Ensino Médio
  • 17 de agosto - início das aulas presenciais para 50% dos estudantes da 1ª e 2ª série do Ensino Médio
  • 24 de agosto - revezamento com os outros 50% dos estudantes da 1ª e 2ª série do Ensino Médio
  • 31 de agosto - início das aulas presenciais para 50% dos estudantes do Ensino Fundamental
  • 9 de setembro - revezamento com os outros 50% dos estudantes do Ensino Fundamental

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.