Moradores de rua vão receber kits de higiene pessoal e alimentação em Gurupi

Prefeitura informou que as doações vão ocorrer durante o período de combate ao coronavírus.

Publicado em: 26 de Março de 2020
Foto Por: Divulgação/Prefeitura de Gurupi
Autor: G1 Tocantins
Fonte: G1 Tocantins
Doações devem ser feitas durante período de pandemia

Moradores de rua e andarilhos vão receber kits de higiene pessoal e alimentação em Gurupi, na região sul do Tocantins, durante período de enfrentamento ao novo coronavírus. De acordo com a Prefeitura, a distribuição deve começar nesta quinta-feira (26). Frascos de álcool em gel devem ser disponibilizados.

A Secretaria e Trabalho, Assistência Social e Proteção à Mulher informou que um levantamento está sendo feito para que todas as pessoas nesta situação sejam beneficiadas. Além disso, serão desenvolvidas ações para orientar pessoas em vulnerabilidade sobre a prevenção à doença.

"Vamos proporcionar alimentação, pelo menos duas refeições ao dia. Fechamos parceria com a UnirG [Universidade de Gurupi] para que ela nos doasse álcool em gel para os kits de higienização, pois sabemos que essas pessoas em situação de rua não têm o mesmo acesso a lavatórios como nós", disse Joenes Ramalho, diretora geral de assistência social.

Na próxima semana os banheiros da praça d’Abadia devem estar disponíveis para banho. Outras medidas para atender quem precisa foram tomadas pela pasta. Veja abaixo como ficam os atendimentos nas principais unidades.

A prefeitura pede colaboração dos moradores da cidade para que nenhuma pessoa fique de fora da ação. Quem ver alguém em situação de rua pode ligar no telefone (63) 98503-6776 e informar o endereço para que ela seja incluída.

"Além de estarem em situação de vulnerabilidade social, são pessoas que em sua maioria tem algum outro problema de saúde e se tornam público de risco para o coronavírus. Embora sejam comuns alguns pontos que eles se aglomeram, eles também circulam muito pela cidade", disse o secretário da pasta, Dida Moreira.

Funcionamento dos centros de atendimento ao público

  • Creas

O atendimento presencial no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) está suspenso. Informações e orientações podem ser obtidas pelo telefone 998503-6776.

  • Criança Cidadã e Casa do Idoso

Visitas aos acolhido foram suspensas, exceto de pais ou responsáveis desde que observado o protocolo de higiene e cuidados estabelecidos pelas unidades. Mais critérios de higienização passaram a ser exigidos aos profissionais que lidam diretamente com crianças e idosos. O telefone para contato na casa do idoso é o 3312-4165. Para ligar no Criança Cidadã o número é 3316-1395.

  • Centro de Capacitação Profissional

Os cursos foram suspensos por tempo indeterminado. A compensação da carga horária será feita imediatamente após o controle da pandemia. Dúvidas pelo telefone 99963-4007.

  • Conselho Tutelar

O horário aberto ao público foi reduzido e passa a ser das 8h às 14h, de forma ininterrupta. Permanece, por vez na sede, pelo menos um conselheiro tutelar. O telefone para contato é o 99936-1331.

  • Outros

O atendimento aos pedidos de benefícios como auxílio passagem, funerária, alimentação e outros, continua sendo ofertado pela Prefeitura seguindo os critérios regulamentados pela a Lei Orgânica da Assistência Social. Para informações gerais o telefone para contato é o 3301-4318.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.